Respostas
A maior parte do gás carbônico liberado pelos tecidos (cerca de 70%) penetra nas hemácias e é transformado, por ação da enzima anidrase carbônica , em ácido carbônico, que posteriormente se dissocia nos íons H+ e bicarbonato.
CO2 + H2O --------> H2CO3 --------> H++ HCO3
Os íons H+ se associam a moléculas de hemoglobina e de outras proteínas, enquanto os íons bicarbonato se difundem para o plasma sanguíneo, onde auxiliam na manutenção do grau de acidez do sangue.
Um processo inverso ao que ocorre nos capilares dos tecidos acontece nos pulmões. Aí as moléculas de gás carbônico e os íons H+ se dissociam das proteínas. No interior das hemácias os íons H+ se combinam ao bicarbonato, reconstituindo o ácido carbônico. Este por ação da enzima anidrase carbônica, é, então, decomposto em gás carbônico e água.
O oxigênio entra no sangue através de vasos sanguíneos muito pequenos que circundam os alvéolos. Os glóbulos vermelhos captam o oxigênio e o transportam para todas as células do corpo.
Glóbulos vermelhos
Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, esta é uma proteína que transporta oxigênio. O sangue adquire a sua cor vermelha profunda quando a hemoglobina nos glóbulos vermelhos é carregada com oxigênio nos pulmões. À medida que o sangue circula pelo corpo, a hemoglobina libera oxigênio para diferentes partes do corpo.
A hemoglobina é o componente mais importante dos glóbulos vermelhos, sendo composta por uma proteína chamada heme, que fixa o oxigênio, para ser trocado nos pulmões por dióxido de carbono.
Saiba mais sobre hemoglobina em: https://brainly.com.br/tarefa/17130853
https://brainly.com.br/tarefa/2319775
#SPJ2