Respostas
respondido por:
0
Para entender isso, é importante compreender que a cor não existe no mundo como entidade separada. O que chamamos de tinta azul significa apenas tinta que reflete alguns comprimentos de onda de luz que aprendemos a chamar de "azul". As pessoas daltônicas têm olhos que funcionam perfeitamente bem mas de um jeito diferente neste aspecto: o modo como percebem os comprimentos de onda. Pare um pouco e pense nisso. A cor não existe, só a luz refletida. Se a luz for vermelha, a tinta azul vai parecer preta, porque não haverá luz azul para refletir. Se a luz for azul, a tinta vermelha que parece preta.
Ora, o céu é azul porque a luz azul tem comprimento de onda curto e se choca com os átomos de oxigênio, que são mais ou menos do mesmo tamanho. Quando olhamos para cima e vemos o céu azul, estamos vendo esta interação.
No pôr-do-sol, vemos mais vermelho porque a luz esta passando por muito mais quilômetros de atmosfera num ângulo bem baixo, perto do horizonte. A luz azul interage com o oxigênio e é refletida como antes, mas não consegue atingir os nossos olhos nesta hora devido aos quilômetros a mais que tem que percorrer. Assim, vemos a outra ponta do espectro, a luz vermelha.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás