Considere o excerto abaixo: “Não custa lembrar, neste ponto, que ao findar o ano de 1822 o dia 7 de setembro não era ainda identificado como o ‘dia em que foi proclamada a independência do Brasil’. Foi no transcurso do Primeiro Reinado, por meio de lenta construção, que tal ocorreria, em prejuízo de outras datas, como 9 de janeiro de 1822 - o dia do Fico. Em 1826, um decreto da primeira legislatura do império tornou 7 de setembro um dia de ‘festividade nacional’. Todavia, os acontecimentos do dia 7 de abril de 1831 ameaçariam uma construção que punha em posição de destaque a figura do primeiro imperador”. MATTOS, Ilmar Rohloff de. O gigante e o espelho. In: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo. (Orgs.). O Brasil imperial: vol. II - 1831-1870, p. 20. A partir da leitura e interpretação do excerto, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: D. Pedro I realizou importantes mudanças na sociedade brasileira. Alternativa 2: o fim do Primeiro Reinado é considerado o evento mais significativo do período imperial. Alternativa 3: as datas mais importantes do período imperial são atualmente desconsideradas na análise do período. Alternativa 4: a historiografia brasileira contemporânea foi a responsável por atribuir sentido nas relações entre as datas e os eventos marcantes do período imperial. Alternativa 5: o processo que ocasionou a abdicação de D. Pedro I mereceu, por parte da historiografia, uma atenção especial e talvez mais significativa do que o próprio imperador.
Respostas
1 não é falsa, mas não tem qualquer relação com a questão.
2 é falsa, o Segundo Reinado e o Período Regencial são frequentemente vistos como mais importantes.
3 é falsa, tais coisas são, também, objeto de consideraçaõ.
4 é verdadeira, de modo que o texto afirma que, na época, as pessoas viam de outro modo a situação da independência, de modo que o mito foi sendo construído com o passar do tempo, mudando-lhe o significado.
5 é falsa, se dá mais atenção à Independência que à abdição do Imperador.
Resposta:
alternativa 3 as datas mais importantes do período imperial são atualmente desconsideradas na análise do período.
Explicação:
Nessa frase do excerto já diz tudo: “Não custa lembrar, neste ponto, que ao findar o ano de 1822 o dia 7 de setembro não era ainda identificado como o ‘dia em que foi proclamada a independência do Brasil’.
Eu entendo que ao analisar esse acontecimento na época, as datas não eram tão significativas.