Respostas
respondido por:
5
Não agradava diversos setores da política brasileira. Entre estes setores estavam a Igreja Católica, que se opunha à interferência do Imperador nos assuntos religiosos, o exército, que apresentavam insatisfação por serem impedidos de participar da política e pela corrupção reinante entre os nobres.
Além disso, mostravam-se também insatisfeitos os cafeicultores, a classe média (que buscava direitos políticos), os republicanos e o próprio contexto mostrava-se incoerente com um modelo centralizado: o Império estava tornando-se obsoleto na modernidade.
respondido por:
0
Em 1799, a França conquistou sua revolução. Apoiados pela burguesia, Napoleão Bonaparte liderou as tropas que puseram fim ao reinado absolutista. Para impor seu poder, decretou o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Portugal, comerciante direto, se viu ameaçado, o que obrigou a família real a fugir, vindo parar no Brasil em 1808. Quando a situação em Portugal se contornou, D. João VI retornou e deixou seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. Pressionado por portugueses (querendo sua volta) e por brasileiros (querendo o fim da colônia), D. Pedro decretou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás