• Matéria: Saúde
  • Autor: catarinarluccap4iu3t
  • Perguntado 7 anos atrás

Os movimentos respiratórios ocorrem rotineiramente de forma espontânea, mas podem ser realizados voluntariamente. O centro nervoso respiratório é responsável pelo ritmo respiratório, pelo controle da intensidade dos músculos respiratórios, controle da frequência respiratória, além de controlar o pH do sangue, bem como os níveis de oxigênio e dióxido de carbono, parâmetros detectados pelos quimiorreceptores localizados nos seios carotídeos, nas artérias carótidas e na artéria aorta. Com base no controle dos movimentos respiratórios, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) No decorrer da inspiração, o diâmetro vertical do tórax é aumentado pela contração e pelo abaixamento da cúpula do músculo do diafragma.
( ) O movimento de elevação e a depressão das costelas e do esterno levam a mudanças nos diâmetros anteroposterior e mediolateral do tórax, sempre nos mesmos graus para que mantenha um padrão respiratório adequado.
( ) Durante a inspiração o eixo das costelas de rotação cursa entre as articulações costotranversas e costocorporais. Esse eixo inclina-se para baixo e roda para cima e para fora, fazendo com que ocorra um aumento no volume intratorácico tanto no diâmetro anteroposterior quando no mediolateral.
( ) Ao longo da expiração silenciosa (normal) o diafragma se contrai e permite que a cúpula se retraia para cima, para sua posição de repouso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – F – V – V.
b. F – F – V – V.
c. V – V – V – F.
d. V – V – F – F.
e. V – F – V – F. CORRETA

Respostas

respondido por: meireles25
63

Alternativa: V – F – V – F.      


flaviacaroline6: V-F-V-F
respondido por: Danas
3

Durante a inspiração o eixo da costelas não se move, isso porque esse eixo são as vértebras, que permanecem na mesma posição, mas as costelas se movem. Na expiração, o diafragma se contrai, mas a cúpula vai para cima, mas essa não é a sua posição natural, a sua posição natural é relaxa na inspiração (alternativa E).

Porque aprender a respirar é tão importante?

Aprender a respirar é importante pois a respiração automática é rasa e traz pouco oxigênio para os tecidos, é por isso que a meditação usa da respiração como uma forma de melhorar o bem estar físico do individuo que medita, com calma, inspirando e expirando.

Venha estudar mais sobre a respiração em:

https://brainly.com.br/tarefa/17757476

Anexos:
Perguntas similares