• Matéria: História
  • Autor: eliasrodrigues6988
  • Perguntado 7 anos atrás

Desenvolvido em 1835, pelo pintor e inventor Samuel Finley Breese Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens. Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números. Os caracteres são representados por uma combinação específica de pontos e traços, conforme exposto na tabela acima. Para formar as palavras, basta realizar a combinação correta de símbolos. As mensagens são transmitidas por meio e intervalos de som (apito) ou luz (lanterna), podendo ser captadas por diversos aparelhos, como, por exemplo, o radiotelégrafo e o telégrafo. Esse meio de comunicação foi muito utilizado por marinheiros durante o século XIX. O primeiro registro de resgate marítimo depois de pedido de socorro utilizando o Código Morse ocorreu em 1899, no Estreito de Dover. A quantidade de letras que podem ser representadas utilizando no máximo 7 simbolos é:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

Através da combinação de até sete símbolos do Código Morse é possível representar não só todas as letras do nosso alfabeto (27), como também todos os algarismos, de modo que é possível, embora nem sempre prático, transmitir qualquer mensagem escrita em qualquer língua que use um alfabeto como o nosso através de código morse.

Muito utilizado em embarcações, o código morse foi muito usado para pedidos de socorro, de modo que o código para SOS (três pontos, três traços fortes, três pontos) se tornou conhecido.

Perguntas similares