Descreva sobre Ginástica de Trampolim, Ginástica Terapêutica e Hidroginástica:
-brevemente sua história;
-seus principais movimentos;
-seus principais materiais
Respostas
Popularmente, o trampolim acrobático é associado à cama elástica, e é bastante encontrado em áreas de lazer infantis, como shopping-centers e buffets. Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX. A ginástica de trampolim, até 1998, tinha um órgão específico para organizar a modalidade e suas comeptições: a Federação internacional de Trampolim (FIT). No entanto, a partir de 1999, o trampolim passou a ser de comando da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que também organiza as ginásticas artística e rítmica desportiva.
Apenas há pouco tempo é que o trampolim acrobático ganhou lugar nos jogos Olímpicos: sua aparição ocorreu apenas nas olimpíadas de Sydney, em 2000. Ucrânia, Canadá, Rússia, China, Alemanha e Uzbequistão foram os países que conquistaram medalhas olímpicas dessa modalidade até o momento, englobando as categorias masculina e feminina.
Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros.
O equipamento utilizado nesse esporte é o trampolim. Sua estrutura é de um suporte de tipo elástico, recoberto por uma rede com seis milímetros de espessura. A área do trampolim é de 5,05 metros de comprimento por 2,91 metros de largura e a rede fica 1,55 metros de altura. As medidas da rede são de 4,28 metros de comprimento por 2,14 metros de largura. A zona de salto, nessa rede, é bem mais restrita do que a área total dela, e apresenta as seguintes dimensões: 2,15 metros de comprimento por 1,08 metros de largura.
A seguir serão descritos alguns movimentos fundamentais da ginástica de trampolim:
- Front: mortal para frente;
- Front Full: mortal para frente com uma pirueta;
- Full: mortal para trás com uma piruta;
- Back: mortal para trás;
- Barani: mortal para frente com meia volta;
- Cody: mortal para trás partindo da posição frontal;
- Side: mortal de lado;
- Round-off: rodante;
- Handspring: salto com as mãos para trás, ou “flic”;
- Wipe-out: queda.
Esses são apenas alguns dos movimentos possíveis de o atleta executar em uma série. A avaliação da série apresentada se dá pela banca de arbitragem. São oito árbitros que se dividem em três funções: o juiz central; dois juízes observam o grau de dificuldade; e cinco juízes são responsáveis pela avaliação da execução.
No Brasil, a ginástica de trampolim pode ser praticada em clubes que se dediquem à prática da ginástica. Infelizmente, em razão do alto custo do equipamento e a locais adequados para sua instalação, essa modalidade não é trabalhada na disciplina de Educação Física escolar.
Resposta:
Ginástica de trampolim
A ginástica de trampolim consiste em saltos acrobáticos em uma cama elástica. Essa modalidade pode ser disputada nas seguintes provas: duplo mini-trampolim, trampolim individual, trampolim sincronizado e tumbling.
A ginástica terapêutica Lian Gong fortalece e molda o corpo, previne e trata de doenças e dores. É dividida em duas partes, cada uma com três séries de seis movimentos, totalizando 18 exercícios. “Através do movimento, o Lian Gong exercita o corpo físico através da focalização do olhar, concentra e repousa a mente. Os eixos da atividade envolvem consciência corporal, exercícios rítmicos e corretos, respiração e foco”, explica Campos. A harmonização é alcançada com movimentos corretos, coração sereno e mente atenta.
A hidroginástica é uma atividade física aeróbica, um tipo de ginástica feita dentro na água. Ela foi concebida pelos gregos, entre eles Heródoto (466 a. C), médico grego que escreveu um tratado relacionando água com a boa saúde. Países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos utilizavam a hidroginástica como terapia, inclusive durante a Primeira Guerra, a Alemanha e a Inglaterra faziam da hidroginástica um alento para pessoas com lesões e traumas
Explicação:
Espero ter ajudado ^_^