sobre o filme " diário de uma motocicleta" 01.Que paisagens eles visualizaram?02. As culturas eram diferentes nos lugares onde eles estiveram? Dê exemplos.03. Quando eles entraram na Amazônia, estivera
m perto do Brasil. Que região brasileira estava próxima?04. Nas minas, no Deserto do Atacama, havia uma atividade econômica. Fale sobre ela.05. No Sanatório de San Pablo, onde isolam os doentes, havia uma organização religiosa. Como isso interferia no tratamento dos doentes?06. Que experiências vividas por eles, vocês consideraram mais interessantes?07. Ao final da viagem, que lição ficou para os dois amigos em relação a América que eles conheceram?
Respostas
( 1928-1967). Mas enquanto sua figura jáentrou para a História, sua obra vai rapidamente se perdendo nas brumas desse passado tãorecente. É o destino dos mitos e o Che virou um mito. Para recuperá-lo dessa zona deambiguidades, torna-se necessário afastar as lendas e estudar objetivamente seu pensamento eo significado que teve em seu contexto histórico.O pensamento político de Guevara tem a eficácia especifica de uma inteligência que sedebruça sobre um problema da realidade, buscando uma via para enfrenta-lo e engajando-seem todas as consequências. Por isso este filme procura situar politicamente o começo, massignificativo das contribuições da imagem de Che que não viveu para escrever, mas escreveu para decifrar os caminhos da vida, da pratica revolucionaria e da construção ética de ummundo novo.
O filme “Diários de Motocicleta”
se refere ao período da década de 50 do século XIX,onde a América Latina estava democraticamente controlada por governos autoritários emilitares período da era do chumbo correspondente aos governos ditatoriais. Estes governosse opuseram das mais diversas formas ideológicas que almejavam pátrias democráticasimpostas pelas forças opressoras, com mais diversas formas de repressão da populaçãooprimida e regulada. Com isso é evidente que o diretor do filme Walter Salles,deixa visívelsua dependência e vulnerabilidade em relação às exportações e as políticas imperialistas dosEstados Unidos e da Europa, as quais interferiram diretamente, nos aspectos políticos eeconômicos, controlando taxas de juros, investimentos internos em saneamento, educação,
saúde e outros, sendo a forma mais popular a chamada “uma mão lava a outra”. Os Bancos
emprestam o capital estrangeiro em troca os governos ditatórias abrem as portas com grandesobras e controle de riquezas naturais, junto com o controle da mídia e costume imposto comoforma de que o natural e o nativo é ruim e o que vem de fora é a melhor opção. É evidente avinculação da existência de grandes problemas sociais mostrado no filme, onde a Argentina,Peru e Bolívia, Brasil e Chile. É plausível que percebemos uma América do Sul que dependeinteiramente do capital estrangeiro, das diversas formas de manipulação como a mídia, atémesmo o costume imposto á essas sociedades.
Resposta:
06 A viagem pela América do Sul
A abordagem do subcontinente sul-americano deve ser realizada de forma a despertar a consciência dos alunos quanto à identificação com o território, rompendo com as rivalidades entre os diferentes países. Analise a população nativa, a colonização, cultura, a composição étnica, os fatores econômicos, além dos aspectos físicos (relevo, hidrografia, vegetação).
Explicação: