Respostas
Ola´,
André Comte-Sponville, define a filosofia como uma busca de argumentos, de raciocínios que explicam as relações em sociedade, a vida em si, para se chegar a uma existência feliz e com mais sabedoria. Coloca a moral filosófica como algo pertinente ao ser, além da questão bem ou mal, mas como um aconselhamento de regras sócio-culturais.
Considera a convivência em sociedade como forma política de interação entre os seus membros, e que é através da persuasão, da argumentação e convencimento, que une seus indivíduos e que se definem diferentes sociedades e culturas, sendo o conflito gerado por ideias discordantes, o próprio fator político, capaz de gerar evoluções na forma de agir e pensar em sociedade.
Para Comte-Sponville, a filosofia é instrumento de questionamento para se chegar ao conhecimento, onde a sabedoria conduz a uma vida plena, afastada das angústias das dúvidas. Toda moral é intrínseca ao ser, sua prática diária conduz a felicidade do bem fazer, da solidariedade humana. Filosofar é o caminho para se chegar a sabedoria.
Resposta:
Explicação:
Andre Comte Sponville, nos aponta uma filosofia crítica existêncialista, nos fornecendo ferramentas e análises para vivermos uma vida menos lesiva possível, e mais real, a vida como ela é.
Ele defende a sabedoria como forma de viver em um muito afogando em angústia e insatisfacoes.
Ao mesmo tempo ele nos aponta que "sabedoria" é uma utopia, que a pretencao nao é ter como intuíto final ser sábio, mas sim, viver a vida como ela é, da forma mais simples possível, porém frugal.
Ele nos aponta a filosofia como forma de alcancar um pouco de sabedoria, mas nao depender dela como algo à perseguido.
A sabedoria é saber que nao existe sábios, existe sim formas mais reais de viver, a famosa "vida como ela é".
No livro Desespero e Beatitude, ele esclarece o quanto é importante deixarmos de "ter esperancas", pois a só nos traz uma carga de ilusao, afinal, a natureza nao nos dá garantias de nada, e nossos sonhos podem nao acontecer, e viver presos em metas e desafios utópicos só nos colocam cada vez mais instalados e angústias.