A Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011) estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independentemente de solicitações. Com esse objetivo, o Arquivo Nacional apresenta, um conjunto significativo de dados de interesse público, de forma organizada, de modo a oferecer ao cidadão um padrão claro e uniforme de acesso, que facilite a localização e a obtenção das informações.
Respostas
c)
A I asserção é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Resposta:
Propriedades dos monarcas, os arquivos eram, até o final do século XVIII, instrumentos, cujo acesso era restrito, subordinado ao sigilo e ao arbítrio dos governantes. A Revolução Francesa (1789) transformou essas instituições em patrimônio nacional cujo acesso tornou-se direito de todo cidadão francês.
Com base no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Em razão da demanda dos historiadores, nasce uma nova ciência, a Arquivística, que tem como base a ideia de que os documentos devem se organizar segundo a estrutura das instituições de onde vêm.
Alternativa assinalada
b)
O acesso aos arquivos, por ser restrito, fomentou uma revolta entre os historiadores que abandonaram sua carreira por falta de fontes.
c)
A História como ciência se utilizava das fontes orais desconsiderando intencionalemnte o uso de arquivos.
d)
A proposta de preservação de arquivos como patrimônio nacional impõem limites ao historiador.
e)
Cabe a população e ao historiador viavilizar o processo de avaliação dos documentos que podem ou não se tornar fontes primárias.
Explicação:
- A
- B
- C
- A