• Matéria: Biologia
  • Autor: deboracarvalho25
  • Perguntado 7 anos atrás

A esquistossomose mansônica é causada pelo Schistosoma mansoni, um verme que vive no sistema porta-hepático humano. A infecção se dá pelo contato com águas contaminadas por cercárias, forma evolutiva do parasito eliminada pelos moluscos do gênero Biomphalaria. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sintoma específico da doença:
Escolha uma:
a. os ovos liberam antígenos solúveis causando granulomas, importante reação inflamatória que pode ocorre no fígado e intestino, por exemplo.
b. as cercárias podem causar dermatite cercariana, caracterizada por prurido, eritema, pápulas e dor.
c. os vermes obstruem as veias do fígado podendo ocasionar varizes esofagianas.
d. os esquistossômulos, no início da infecção, podem penetrar o tecido cardíaco, causando lesão tecidual e infarto agudo do miocárdio.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
1

A esquistossomose é causada pelo S. mansoni, que infecta caramujos do Biomphalaria, hospedeiro intermediário da patologia.

Os caramujos liberam parasitas na água doce quando infectados. As metacercárias penetram na pele do indivíduo que entra em contato com esta água, causando a patologia. Entre os sintomas da esquistossomose, podemos citar a febre, a conhecida "barriga d'água" devido ao inchaço do fígado, dor muscular, diarreia, dor de cabeça, calafrios, emagrecimento, prurido anal e palpitações.

Entretanto, os esquistossomos não penetram o tecido cardíaco, sendo que em sua fase crônica há esquistossomose pode ter uma forma intestinal, hepatointestinal ou hepatoesplênica.

Alternativa D!

Perguntas similares