O início e desenvolvimento das respostas imunes adaptativas necessitam que os antígenos sejam capturados e apresentados aos linfócitos específicos. As células que servem a este papel são as chamadas células apresentadoras de antígeno. As APCs mais especializadas são as células dendríticas, que capturam antígenos microbianos que se originam do ambiente externo, transportam seus antígenos aos órgãos linfoides e apresentam os antígenos aos linfócitos T imaturos para iniciar as respostas imunes. O reconhecimento de antígenos por uma célula T requer que eles sejam primeiramente processados pelas APCs especializadas, o que se assemelha à situação na imunidade humoral, em que as células B funcionam como APCs. Linfócitos e APCs são concentrados em órgãos linfoides anatomicamente discretos, onde interagem uns com os outros para iniciar as respostas imunes. Os linfócitos também estão presentes no sangue, podendo recircular através dos tecidos linfoides e voltar aos tecidos periféricos para os locais de exposição do antígeno para elimina-lo.
A imunidade adaptativa conta com três mecanismos principais para combater os patógenos invasores: anticorpos, linfócitos Th (helper ou auxiliares) e linfócitos T citotóxicos. Assim, a resposta imune adquirida vai ativar um ou mais dessas estratégias de defesa, desenvolvendo-se em etapas que contam com reações específicas dos linfócitos envolvidos.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Na etapa de reconhecimento do antígeno, as células apresentadoras de antígenos (APC) capturam os patógenos, processam seus peptídeos antigênicos e expressam os antígenos ligados a moléculas MHC.
PORQUE
II- Essa é a chamada hipótese de seleção clonal.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
3
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreto
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
FALSA
respondido por:
4
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás