Respostas
A arte renascentista na escultura foi uma expressão artística muito forte no sentido mais humanista. Aqui também utilizava- se de proporções geométricas e perfeita simetria. Na arte renascentista a escultura ganhou forma e vida, colocava- se a obra em cima de uma base para ser apreciada por diferentes ângulos. O corpo humano era levemente torneado, tinham proporções impecáveis e demonstravam seus sentimentos refletindo. O nu foi muito utilizado na arte renascentista para demonstrar o naturalismo. Na pintura, a arte renascentista foi marcada por novidades. A primeira foi a utilização de perspectiva, deixando as pinturas mais reais e vivas com as técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume na obra. Brincava-se com jogo de cores quentes com frias, para variar a luz e permitir distância ou proximidade. A segunda marca foi o início da utilização da tinta à base de óleo, deixando a tela com uma qualidade muito superior, mais real e com maior durabilidade. O período da arte renascentista foi muito marcante para a pintura, nesse período Leonardo da Vinci fez a obra, a Monalisa. Foi a partir dai que muitas grandes obras surgiram e puderam ser melhor preservadas para serem contempladas por nós atualmente.
Resposta:
Olá,
No Renascimento há uma retomada aos valores de perfeição expressos nos períodos clássicos. Assim, temos uma representação fidedigna de modelos e corpos, em busca de traduzir o que realmente se vê.
Questões como sombras e jogos de luzes são pertinentes neste períodos, a fim de causar sensações de profundidade e realismo. Juntamente são aplicadas questões geométricas, num âmbito de composição harmônica, de modo a tornar as pinturas simétricas e trazendo uma perspectiva real. também são aplicadas técnicas mais científicas na elaboração dos pigmentos, dando origem à tinta a óleo, tela, cavalete, dentre os demais materiais que perpetuam-se até os dias contemporâneos.
Bons estudos!
Explicação: