• Matéria: História
  • Autor: keilenep9aeoz
  • Perguntado 7 anos atrás

Preocupados em impedir a instalação de uma ditadura militar no país, os liberais apontam para a necessidade da convocação de uma Assembleia Constituinte para a elaboração de uma Constituição que substituísse a de 1824 e contemplasse o novo momento político, econômico e social do Brasil (FAUSTO, 1995, p. 249). FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1995. Acerca da Constituição promulgada em 1891, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A nova Constituição do Brasil foi inspirada nos Estados Unidos da América e estabelecia a criação de um regime parlamentar no Brasil que, desse modo, teria um presidente, mas este estaria subordinado ao parlamento. Alternativa 2: De acordo com o que foi estabelecido na Constituição de 1891, o Poder Moderador continuou existindo, garantindo o poder nas mãos do presidente da república. Alternativa 3: A Constituição de 1891 determinava a continuidade do padroado (aliança entre Igreja e Estado), bem como a extinção dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Alternativa 4: A Constituição de 1891 revela uma preocupação em apresentar aos estrangeiros que chegavam ao país, o Brasil como um lugar no qual eles teriam assegurada a liberdade para exercerem sua cultura e sua religião. Alternativa 5: A Constituição de 1891 representou um avanço nas discussões acerca da participação popular no desenvolvimento do país, uma vez que assegurou o direito de todos que habitavam o país à participação política.


keilenep9aeoz: Resp. Letra A
veneroski: eu respondi letra D, pois no meu entender o estabelecimento federalismo transformados em estados unidos do Brasil adquiriram relativa autonomia, e não que o o presidente estaria subordinado ao poder do parlamento

Respostas

respondido por: clrigoni
10

com certeza 4 alternativa, garantir os direitos aos estrangeiros.

respondido por: saweceh857
9

Resposta:

Alternativa 4:

A Constituição de 1891 revela uma preocupação em apresentar aos estrangeiros que chegavam ao país, o Brasil como um lugar no qual eles teriam assegurada a liberdade para exercerem sua cultura e sua religião.

Explicação:

aos europeus que chegavam ao Brasil desde os tempos finais do Império para substituir os escravos no trabalho das lavouras e também na industrias, a ideia de que o Brasil era um país no qual eles teriam assegurada a liberdade para exercerem suas culturas e religião.

Perguntas similares