Respostas
Apesar de todo o sofrimento, os africanos deixaram para o Brasil uma cultura riquíssima que influenciou muito os costumes locais. A diversidade africana refletiu na nossa música, comida e religião.
As principais etnias africanas trazidas para o Brasil foram os bantos, nagôs e jejes. Eles foram responsáveis por difundirem o candomblé, que é uma espécie de religião baseada no culto aos orixás. No campo da religião, a umbanda também é uma herança, ela reúne características do catolicismo e espiritismo.
Na área culinária, o dendê é um dos alimentos africanos mais populares. Dele é extraído o azeite de dendê que dá origem ao acarajé, caruru e vatapá, pratos muito famosos que tem origem africana. A nossa feijoada também tem um pezinho na África.
A música também não ficaria de fora. Diversos gêneros permeiam a influência africana, como o próprio samba, bossa-nova e maxixe. Alguns instrumentos também foram adotados pelos brasileiros, mas têm raízes no continente africano, como o afoxé, agogô e o berimbau, esse último é a estrela principal da arte marcial chamada de capoeira, também implantada pelos escravos africanos.