Um sistema tampão mantém um pH quase constante porque neutraliza pequenas quantidades de ácido ou base adicionadas à solução.
No nosso corpo, o pH é mantido em torno de 7,4 por vários pares de tampões que impedem a acidose (pH sanguíneo abaixo de 7,35) como também a alcalose (pH acima de 7,45), pois a morte pode resultar de aumentos ou de diminuições relativamente pequenas de pH.
Os principais sistemas tampão do sangue consistem de ácido carbônico (H2CO3) e íon hidrogenocarbonato (HCO3-) que atuam, conforme o seguinte esquema:
a) Com base no esquema, explique por meio de reação química, o que ocorre com a concentração de CO2 no sangue, ao se adicionarem íons H+.
b) As concentrações dos principais sistemas tamponantes do sangue devem estar em equilíbrio, para que o pH do sangue fique dentro dos limites normais. Explique, por meio de reação química, o que ocorre ao equilíbrio quando uma base entr
Respostas
Bom dia!
a) Ao se adicionar H+ no sangue, a concentração de CO2 irá aumentar, uma vez que a equação tenderá para o lado de formação de CO2. Por conta disso, faz-se necessário equilibra, de forma que o sangue não apresente-se tão ácido, o que poderia gerar um tipo de acidez metabólica.
b) A questão está incompleta, mas posso te ajudar. Quando se insere uma base na equação, o deslocamento será para o sentido de formação de CO2, para equilibrar.
Resposta:
Uma questão sobre sistemas tampão do sangue, sem cálculos, apenas conceitual. Vamos lá:
Explicação:
a) Os íons H+ reagirão com o HCO3- formando o H2CO3, que por ser instável, pode decompor-se em CO2 e água. Dessa maneira, a concentração de CO2 aumenta e o meio permanecerá com os valores do pH dentro da normalidade.
b) Os íons OH-, provenientes da dissociação da base, reagirão com os cátions H+, resultantes da ionização do H2CO3 no plasma sanguíneo, formando água e mantendo o pH equilibrado.