leia a citação de nietzsche a seguir e compare a posição do filosofo alemão a respeito da alma e do corpo com aquela defendia por agostino
Respostas
A relação dos dois pensadores com a alma e com o corpo é quase que completamente oposta.
Agostinho era um pensador católico, defendia que o corpo corrompia a alma e que a racionalidade, guiada pela fé, deveria esforçar-se para aproximar-se dos desígnios divinos.
Já Nietzsche, o "martelo dos deuses", defendia que havia uma série de potencialidades muito úteis do corpo, que a fé era um equívoco e que o sujeito deveria esforçar-se para aumentar a sua potencialidade enquanto indivíduo.
Resposta:
As opniões dos dois filósofos são quase que totalmente opostas, pois Agostinho sendo um pensador católico, defendia que os prazeres e todas as coisas são dotadas de um certo atrativo para se cometer o pecado, que o faz assim, abandonar as vontades, leis de Deus, enquanto a alma foi criada para guiar o corpo/carne quanto à lei natural e/ou divina;e ao se rebelar contra a alma o corpo teria transgredido-as.
Enquanto Nietzsche, defende que a ideia de além, mundo verdadeiro, espírito, alma mortal e etc. esses seriam termos/coisas criados para depreciar a realidade terrestre afim de não mais conservar nenhum objetivo ou tarefa, privando as pessoas de cuidados, limpeza e prazeres.