Analise um Case quanto à determinação do tamanho do lote de compras para etiquetas em uma empresa de colorifício, de modo que atenda tanto às necessidades do fornecedor e como o Departamento de Compras auxilia no processo de reduções de custo.
A falta das etiquetas impede que o material seja embalado corretamente, podendo causar atrasos na expedição do material e, até mesmo, o descumprimento de prazos estabelecidos com os clientes.
A capacidade física da empresa impede a compra de grandes quantidades de etiquetas, que são colocadas nos produtos, fato que atrapalha as negociações que permitiriam a compra ideal.
Até 2016 as etiquetas eram compradas pelo valor de R$ 0,058/etiqueta para uma programação de 45 dias, numa quantidade de aproximadamente 4.320 etiquetas (dividido entre os oito modelos). Esse montante de etiquetas supria a necessidade de quatro fornos que produzem uma quantidade de produtos de modo a serem nec
Respostas
Olá!
A questão está incompleta. Abaixo acrescento o restante:
“necessárias 24 etiquetas por dia por forno, totalizando 96 etiquetas por dia que, compradas a cada 45 dias resultava em oito compras anuais de lotes de Q = 4320 etiquetas. No início de 2017, o fornecedor expôs à empresa, sua dificuldade de continuar produzindo em lotes menores.
Assim, o Departamento de Compras tem de entrar em ação para obter um acordo satisfatório entre o fornecedor e a empresa. Observe os problemas apontados e dê a saída para essa situação.”
A maior dificuldade em relação ao alinhamento das partes consiste na obtenção de espaço destinado ao armazenamento de um volume maior de etiquetas para a empresa que as adquire. A primeira saída é a aquisição de um lote superior, mas com entregas fracionadas de acordo com a disponibilidade de estoque, ou seja, o espaço físico do fornecedor passaria a ser utilizado até a entrega.
Outra saída é o aluguel, por parte da empresa que adquire as etiquetas, de um local para o armazenamento de um volume maior de etiquetas.
Espero ter ajudado, bons estudos!