“Diz-se que a modernidade corresponde à sociedade industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence às grandes indústrias e em que se explora o trabalho produtivo), enquanto a pós-modernidade corresponde à sociedade pós-industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence ao capital financeiro e ao setor de serviço das redes de informação e automação)”. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 54. Com base nessa afirmação, que contextualiza a passagem da modernidade à pós-modernidade, assinale o que for correto. I. É notório, na pós-modernidade, o contexto filosófico de crítica ao racionalismo e abertura a novos campos de experiência válidos, como as vivências corporais, artísticas e linguísticas; II. Ao contrário da modernidade, a pós-modernidade fundamentou o conhecimento através da subjetividade e suas leis racionais, tanto no domínio teórico (produção do conhecimento) quanto no dom
Respostas
Olá!
As assertivas estão incompletas. Encontrei-as na internet e as reproduzo abaixo:
I. É notório, na pós-modernidade, o contexto filosófico de crítica ao racionalismo e abertura a novos campos de experiência válidos, como as vivências corporais, artísticas e linguísticas;
Correto. A pós-modernidade é caracterizada por um abandono gradua da ideia de razão como promotora do conhecimento.
II. Ao contrário da modernidade, a pós-modernidade fundamentou o conhecimento através da subjetividade e suas leis racionais, tanto no domínio teórico (produção do conhecimento) quanto no domínio prático (mandamentos da ação);
Correto. A pós-modernidade pauta-se não no objetivismo, buscado pelo racionalismo, mas na subjetividade presente em outros sentidos da ação humana.
III. A sociedade pós-moderna, ao criticar o etnocentrismo das culturas europeias, deixa de lado o debate epistemológico em nome das teses para a filosofia da história, bem como reconhece o sentido descontínuo da história e a crise dos ideais revolucionários utópicos de emancipação humana;
Correto. A pós-modernidade critica os ideais e o racionalismo da modernidade, pensando o mundo em outras perspectivas, por vezes caóticas, localizadas no seio de diversas disciplinas.
IV. A filosofia moderna, ao estabelecer um consenso na questão da fundamentação do conhecimento, não reproduz o debate, incessante na pós-modernidade, em torno da natureza humana;
Correto. De acordo com o pensamento pós-moderno, a modernidade pensa apenas na epistemologia.
V. A sociedade pós-moderna procura estabelecer princípios a partir dos quais a ciência e a Filosofia podem, através do bom-senso, adquirir resultados universais e andar de mãos dadas, como acontece no positivismo de Auguste Comte.
Falso. A pós-modernidade é crítica do positivismo de Auguste Comte.
Resposta: 2. (QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Diz-se que a modernidade corresponde à sociedade industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence às grandes indústrias e em que se explora o trabalho produtivo), enquanto a pós-modernidade corresponde à sociedade pós-industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence ao capital financeiro e ao setor de serviço das redes de informação e automação) ". CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofi a. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 54. Com base nessa afi rmação, que contextualiza a passagem da modernidade à pós-modernidade, assinale V quando a afirmativa for verdadeira e F quando for falsa.
( v ) É notório, na pós-modernidade, o contexto filosófico de crítica ao racionalismo e abertura a novos campos de experiência válidos, como as vivências corporais, artísticas e linguísticas;
( f ) Ao contrário da modernidade, a pós-modernidade fundamentou o conhecimento através do método científico e suas leis racionais, tanto no domínio teórico (produção do conhecimento) quanto no domínio prático (mandamentos da ação);
( f ). A sociedade pós-moderna, ao criticar a interculturalidade presente nas culturas europeias, deixa de lado o debate epistemológico em nome das teses para a filosofia da religião, bem como reconhece o sentido descontínuo da história e a crise dos ideais revolucionários utópicos de emancipação humana;
( v ) As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; falências das metanarrativas emancipadoras
Explicação: