• Matéria: Sociologia
  • Autor: rosianesrosario
  • Perguntado 9 anos atrás

De que modo weber e Durkheim abordam a noção do trabalho na sociedade capitalista ??podem me ajuda com essa pergunta..

Respostas

respondido por: GuilhermeGTeixeira
26

Olá! Não sei se é exatamente o que procura, mas vai um resumão que fiz para uma disciplina de Antropologia do Trabalho...

ÉMILE DURKHEIM - Afirmou que a “Divisão do Trabalho” não é econômica e sim Moral. Que ela une as pessoas gera o sentimento de solidariedade, agindo como um cimento que une os indivíduos. Durkheim classificou a Sociedade em: Mecânica e Orgânica. A primeira tem como característica a semelhança entre seus membros e todos os seus indivíduos fazem a mesma coisa. Na Sociedade Mecânica de Durkheim, a personalidade do indivíduo é nula, pois é absorvida pela mentalidade coletiva. A Sociedade Orgânica, para Durkheim, surge a partir da evolução e do aumento da Sociedade Mecânica, gerando a Divisão do Trabalho em si. Com a Divisão do Trabalho, esta última que “a sociedade ‘torna-se mais sofisticada’, com personalidade individualizada”. Em Durkheim, temos que a Divisão do Trabalho é menos técnica e muito mais Moral, então, também não seria Econômica. Ele analisa ainda que nas sociedades mais desenvolvidas os indivíduos ocupam diferentes posições e a atividade de cada um é tanto mais pessoal quanto mais especializada. Resumindo, para Durkheim temos que é o crescimento da sociedade que gera a “Divisão do Trabalho”. A sofisticação e a complexidade da sociedade é que a forçam para isso.

MAX WEBER - Weber, ao se preocupar com o desempenho do indivíduo no Capitalismo, sugere que este desempenho e o sucesso estavam relacionados à religião. A Divisão do Trabalho em Weber se dá entre: Católicos e Protestantes. No Protestantismo, identificou quatro movimentos distintos: o Calvinismo, o Pietismo, o Metodismo e o Batista. O Calvinismo, por exemplo, considerado por Weber a religião do Capitalismo, tem os empresários de sucesso, acumulando, buscando a eficiência, evitando o ócio e o desperdício. Weber estudou o indivíduo no “Ethos” do Capitalismo e percebeu certas tendências conforme o movimento religioso ao qual estava associado. Weber faz ainda uma relação entre a burocracia e a Divisão do Trabalho. Ele diz que a burocracia tem a função de manter a ordem estabelecida e está situada de algum modo entre dominantes e dominados, estando, normalmente, a serviço daqueles.


rosianesrosario: me ajudou bastante...valeu..obrigada
GuilhermeGTeixeira: De nada! :D
Perguntas similares