Respostas
Bom dia !
É simples de entender o conceito de consciência negra quando observamos o passado histórico pelo qual nosso país passou ao longo dos anos.
Há apenas 128 anos, negros e pardos eram escravizados, mortos, torturados e discriminados por causa de sua cor, vivia-se um período de escravidão. E com a abolição da escravatura, os problemas só mudaram de lugar, o negro passou a não ter o que comer e nem onde morar, virou marginal para sobreviver dentro da sociedade branca que o arrancou da sua terra natal pra explorá-lo e que naquele momento o via como lixo.
Mas o negro superou, lutou e hoje conseguiu ser reconhecido, apesar de ainda enfrentar muitas dificuldades. A cultura negra ainda é observada com preconceito, o candomblé e umbanda ainda são vistos como religiões ruins pelo branco.
A maioria da população negra mora nas favelas, está desempregada, mulheres negaras sofrem mais abusos físico e sexual do que as brancas, a criança e o adolescente negros tem menos oportunidades na vida do que as brancas.
Por isso a consciência negra é tão importante, porque ela faz nossa sociedade enxergar que aqueles que tanto contribuíram para a construção de nosso país, ainda são vistos com desrrespeito.