Na primeira tópica freudiana, podemos definir o inconsciente como sendo: a. conteúdo ausente em um dado momento da consciência. b. qualidade momentânea que caracteriza as percepções internas e externas, ou seja, o conteúdo presente na consciência. c. conteúdos que não se encontram na consciência no presente momento, mas que permanecem de direito acessíveis à consciência. d. depositório dos desejos e das vontades das pessoas. e. as lembranças que podemos acessar a qualquer momento.
Respostas
- A resposta correta está na alternativa D.
A primeira tópica freudiana dividia o aparelho psíquico em localizações, por ser topográfica. Em outras palavras, na primeira tópica o aparelho psíquico era subdivido em áreas, mais especificamente consciência e inconsciente - a parte acessível do inconsciente era chamado de subconsciente.
Na perspectiva de Freud, o inconsciente era fruto do processo primário e consistia uma vasta área que armazena conteúdos reprimidos e que buscava satisfações imediatas (que se expressavam na consciência como desejos e vontades - "filhos das pulsões").
Abaixo, transcrevo e justifico as assertivas.
- Assertiva A. conteúdo ausente em um dado momento da consciência.
Essa assertiva está incorreta, pois a totalidade do conteúdo inconsciente fica separado da consciência. Essa separação não é apenas em "dado momento".
Um conteúdo inconsciente pode se expressar na consciência a partir das pulsões, atos falhos ou da volta do recalcado, mas esse conteúdo não reflete a totalidade.
- Assertiva B. qualidade momentânea que caracteriza as percepções internas e externas, ou seja, o conteúdo presente na consciência.
Essa assertiva está incorreta, pois o inconsciente não tem apenas conteúdos presentes na consciência. De qualquer forma, é fato que, na perspectiva de Freud, o inconsciente também guarda conteúdos da consciência - principalmente os "negativos".
- Assertiva C. conteúdos que não se encontram na consciência no presente momento, mas que permanecem de direito acessíveis à consciência.
Essa assertiva está incorreta, pois nem todos os conteúdos do inconsciente são acessíveis.
- Assertiva D. depósito dos desejos e das vontades das pessoas.
Essa assertiva correta, pois o inconsciente é fruto do processo primário.
- Assertiva E. as lembranças que podemos acessar a qualquer momento.
Essa assertiva está incorreta, pois nem todos os conteúdos do inconsciente são acessíveis. O inconsciente pode ser acessado através da análise, mas é um processo longo que demonstra que "não é só querer".
Qualquer dúvida, entre em contato