Estudantes do curso de Pedagogia, boa tarde!
Estava lendo um dos materiais de estudo, de uma das disciplinas e, a partir do momento que eu leio algo que discordo do posicionamento do docente no material, costumo me manifestar.
Abaixo, vocês poderão observar que destaca-se, na parte da brincadeira, a ''diferenciação, no momento do desenvolvimento com as crianças, das cores dos pés (a partir daí, temos a noção do mais claro para o escuro).
Por isso, andei pensando ao ler este tópico: ''A Pedagogia não tolera o racismo. Muito pelo contrário, favorece e sempre pratica a igualdade.
A criança, como está em fase de desenvolvimento, poderá acabar sendo, digamos, ''estimulada'', a adotarem o preconceito no futuro.
Posso estar até errado quanto ao meu posicionamento. Por isso, peço encarecidamente, que dêem um ponto de vista sobre este assunto.
Obrigado!
Respostas
Oi, tudo bom? Boa tarde!
Não curso Pedagogia, mas curso Direito, sempre atento às demais ciências humanas, lendo os livros da sua área, etc.
Concordo plenamente, e o parabenizo pela sua atitude de não aceitar de ''supetão'' tudo que lhe é posto, mesmo que um material didático recomendado pelo curso. A dúvida é sempre bem-vinda!
Neste caso, penso como você, por ser uma etapa de desenvolvimento da criança, ela pode associar as diferentes cores como algo bom ou ruim. E é importante lembrar que ninguém nasce racista, torna-se racista. Será até que ponto tal atividade não pode estar contribuindo para criar diferenças entre o público infantil? Cria-se um espaço de: nós e eles. Nós somos de um grupo, e eles, os diferentes, estão em outro isolado. Para mim está muito claro que essa atividade, por mais bem intencionado que seja, estimula esse tipo de pensamento na criança. O que é uma pena. Estou contigo na problematização!
Abraços.