Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
CASCUDO, C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra
Respostas
Olá!
Segue o restante da questão:
A) Samba de terreiro, Heitor dos Prazeres.
B) Amolador de facas, Adalton Lopes.
C) Folia de Reis, Rosa Gauditano.
D) Lampião a cavalo, Mestre Vitalino.
E) Violeiro, José Ferraz Almdeida Jr.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra D) Lampião a cavalo, Mestre Vitalino.
Bom, o Baião está dentro do conjunto das principais Danças Folclóricas Brasileiras e é muito comum na região do Nordeste pelo fato que ela recebeu influência direta da melodia caipira (sertaneja) e também do passos de dança vindos dos povos indígenas.
Assim muitos dizem que o Baião é um pouco parecido com o forró, pois a base da dança é feita em par e o tema das musicas possui relação com a vida sofrido do povo nordestino. Outros exemplos de danças do nosso país, são: Bumba meu Boi, Samba de Roda, Frevo, Maracatu,Quadrilha, Catira, Jongo dentre outras.
Explicação:
Faz parte de diversas celebrações e festas
São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeon ou gaita