Sobre as questões corporais durante o Império Romano e a dominação católica, é correto afirmar que: I - O Império Romano tem grande importância na construção cultural do ocidente. A influência da cultura grega sobre o Império Romano propiciou que este último funcionasse como um difusor de sua cultura, além de difundir a própria cultura, agora misturada com a grega, e chamada, então, de cultura greco-romana; II - Em final do século III, a Igreja Católica começa a impor às famílias novos padrões para o corpo e para a sexualidade. As práticas corporais que levam ao prazer são desvalorizadas, desestimuladas; III – A nova sociedade, controlada pela igreja Católica, apoia-se no pensamento de Santo Agostinho, de conter os desejos expressos pelo corpo para manter a pureza da alma. Assim é introduzida a ideia de pecado e a virtude está na capacidade de renunciar aos prazeres e às paixões.
Respostas
respondido por:
71
I é verdadeira. O Império Romano é o fundador do modo de vida ocidental, e o "forjador" da Europa, que foi, de certo modo, unificada sob seu domínio, criando uma cultura com aspectos em comum em toda a Europa.
II é verdadeira, de modo que, com a virada teológica, a Igreja passa a ser, cada vez mais, importante centro de influência política e cultural na vida dos cidadãos.
III é verdadeira, de modo que a desvalorização do corpo em favor da alma se torna lugar comum durante toda a Idade Média.
Arthurlinux:
correto
respondido por:
37
Resposta:
todas as afirmações estão corretas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás