Nos parágrafos 5, 6 e 7 são apresentados duas outras síndromes cromossômicas humanas: a de Turner e a de Klinefelter. O que caracteriza cada uma dessas síndromes do ponto de vista cronossômico? Observe as figuras correspondentes e localize os cromossomos em questão. Informe-se, nos parágrafos 6 e 7, sobre as principais características físicas de pessoas com síndromes te Turner e Klinefelter, respectivamente.
Respostas
Olá
A síndrome de Turner tem apenas um cromossomo X, e é de sexo feminino.
A síndrome de Klinefelter tem três cromossomos sexuais, sendo dois X e um Y, e é do sexo masculino.
A pessoa com síndrome de Turner apresentam as principais características como baixa estatura, problemas de desenvolvimento dos órgãos genitais, infertilidade e, em alguns casos, atraso mental leve e desenvolvimento de pregas de pele nos lados do pescoço (pescoço alado).
A pessoa com síndrome de Klinefelter apresentam as principais características como problemas no desenvolvimento dos órgãos genitais, geralmente acompanhados de infertilidade e retardado mental leve.
Resposta:O número de cromossomos presente nas células de uma pessoa é 46 (23 do pai e 23 da mãe), dispondo em pares, somando 23 pares. Em uma pessoa com Sindrome de Turner que afeta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X.E em uma pessoa com Sindrome de Klinefelter Na grande maioria das vezes, a síndrome de Klinefelter ocorre por causa de uma cópia extra do cromossomo X em cada célula (XXY).Alem disso, quando um óvulo que apresenta um cromossomo X extra se junta a um espermatozoide normal, por exemplo, o embrião resultante da fecundação vai acabar com três cromossomos sexuais (XXY), em vez das duas normais (XX ou XY).
Explicação: