O trabalho de parto e o parto são processos fisiológicos que culminam com o nascimento. É um momento que deve ser cercado por vários cuidados, que compreendem a atenção e o apoio clínico e psicológico não só à parturiente como também a seus familiares. Na ocasião do nascimento, feto, placenta e membranas fetais são expelidos após uma sequência de contrações uterinas (trabalho de parto) que resulta na dilatação do colo do útero e na saída do feto e da placenta. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. As contrações peristálticas do músculo uterino no momento do parto é induzida pela liberação de ocitocina pela neuro-hipófise materna, sendo que este hormônio também induz a liberação de prostaglandinas, estimuladoras da contratilidade do miométrio. II. A Dilatação é uma das etapas do trabalho de parto onde o colo uterino está totalmente dilatado, com o feto descendo através do colo e da vagina, duração média de 50 minutos para primíparas e de 20 minutos para multíparas. III. A expulsão é a etapa do trabalho de parto onde ocorre contrações regulares e a menos de 10 minutos de intervalo, duração média de 12 horas para primíparas e de 7 horas para multíparas. IV. A dequitação tem início assim que o feto nasce e término com a expulsão da placenta e das membranas fetais, duração média de 15 minutos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Respostas
Olá!
Sobre as afirmativas podemos concluir que:
I. As contrações peristálticas do músculo uterino no momento do parto é induzida pela liberação de ocitocina pela neuro-hipófise materna, sendo que este hormônio também induz a liberação de prostaglandinas, estimuladoras da contratilidade do miométrio.
VERDADEIRO. A ocitocina tem como principal função produzir as contrações da musculatura uterina.
II. A Dilatação é uma das etapas do trabalho de parto onde o colo uterino está totalmente dilatado, com o feto descendo através do colo e da vagina, duração média de 50 minutos para primíparas e de 20 minutos para multíparas.
FALSO. O processo de dilatação possui 12 horas em primíparas e 7 horas em multíparas. Quando acontece o 50 minutos para primíparas e de 20 minutos para multíparas é a parte de expulsão do feto.
III. A expulsão é a etapa do trabalho de parto onde ocorre contrações regulares e a menos de 10 minutos de intervalo, duração média de 12 horas para primíparas e de 7 horas para multíparas.
FALSO. Como citado anteriormente, os processos estão trocados.
IV. A dequitação tem início assim que o feto nasce e término com a expulsão da placenta e das membranas fetais, duração média de 15 minutos.
VERDADEIRO. Dequitação ou secundamento é a última parte do parto.
A alternativa correta é a:
b. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
I. As contrações peristálticas do músculo uterino no momento do parto é induzida pela liberação de ocitocina pela neuro-hipófise materna, sendo que este hormônio também induz a liberação de prostaglandinas, estimuladoras da contratilidade do miométrio
IV. A dequitação tem início assim que o feto nasce e término com a expulsão da placenta e das membranas fetais, duração média de 15 minutos