O corredor durante uma maratona realiza um exercício muito vigoroso, sendo a condição mais estressante com que o sistema circulatório normal se defronta. Considerando os mecanismos locais de controle para ajuste do fluxo sanguíneo a nível tecidual em um maratonista e os gráficos exemplificados, avalie as afirmativas a seguir: I. Em um maratonista, os tecidos precisam de um maior suprimento de nutrientes e, portanto, de um fluxo sanguíneo muito maior (até 20 a 30 vezes maior que o de repouso). II. Microvasos em cada tecido são responsáveis pelo monitoramento contínuo das necessidades teciduais, como disponibilidade de oxigênio e acúmulo de dióxido de carbono, além de disponibilidade de outros nutrientes. III. O controle agudo do fluxo sanguíneo é resultado do aumento ou diminuição nas dimensões físicas dos vasos e do número de vasos sanguíneos que suprem os tecidos. O controle a longo prazo é realizado através de rápidas variações da vasodilatação ou vasoconstrição de arteríolas e esfíncteres pré-capilares. IV. A circulação pode ser controlada por hormônios e fatores produzidos localmente. Os principais fatores humorais que afetam a função circulatória são os agentes vasoconstritores e os agentes vasodilatadores. V. O débito cardíaco é controlado pela soma dos fluxos teciduais locais: após fluir por um tecido, o sangue retorna pelas veias ao coração; que responde ao aumento da chegada de sangue, bombeando-o de volta para as artérias. Desta forma, o coração responde às demandas teciduais, com o auxílio de sinais nervosos que o fazem bombear a quantidade necessária para determinado local. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. b. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. e. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas
Respostas
Olá!
Sobre as sentenças:
I. Em um maratonista, os tecidos precisam de um maior suprimento de nutrientes e, portanto, de um fluxo sanguíneo muito maior (até 20 a 30 vezes maior que o de repouso).
VERDADEIRO.
II. Microvasos em cada tecido são responsáveis pelo monitoramento contínuo das necessidades teciduais, como disponibilidade de oxigênio e acúmulo de dióxido de carbono, além de disponibilidade de outros nutrientes.
FALSO. Os microvasos são vasos muito finos, de cores avermelhadas ou arroxeadas, visíveis na superfície da pele.
III. O controle agudo do fluxo sanguíneo é resultado do aumento ou diminuição nas dimensões físicas dos vasos e do número de vasos sanguíneos que suprem os tecidos. O controle a longo prazo é realizado através de rápidas variações da vasodilatação ou vasoconstrição de arteríolas e esfíncteres pré-capilares.
VERDADEIRO.
IV. A circulação pode ser controlada por hormônios e fatores produzidos localmente. Os principais fatores humorais que afetam a função circulatória são os agentes vasoconstritores e os agentes vasodilatadores.
VERDADEIRO.
V. O débito cardíaco é controlado pela soma dos fluxos teciduais locais: após fluir por um tecido, o sangue retorna pelas veias ao coração; que responde ao aumento da chegada de sangue, bombeando-o de volta para as artérias. Desta forma, o coração responde às demandas teciduais, com o auxílio de sinais nervosos que o fazem bombear a quantidade necessária para determinado local.
FALSO. O débito cardíaco é a quantidade de sangue que é bombeada para o coração no período de um minuto.
Sendo assim, a alternativa correta é a:
b. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Espero ter ajudado.