• Matéria: Filosofia
  • Autor: elianefigueiredoramo
  • Perguntado 7 anos atrás

Na produção e reprodução dos meios de vida, os homens organizam determinados vínculos de interações recíprocas e, por intermédio dos quais, realizam uma ação transformadora da natureza realizando a produção. A mais-valia é o termo utilizado por Karl Marx em alusão ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias. Trata-se de um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca. BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Maringá: UniCesumar, 2016. (adaptado). Considerando o exposto acima, pode-se afirmar que:

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
19

Bom dia !

Sua questão está incompleta porém, podemos falar sobre o assunto de mais valia.

Quando falamos do processo de mais valia, estamos falando de uma sociedade que adotou o sistema capitalista para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o Capitalismo traz consigo a ideia de divisão de classes, também criada por Marx.

As classes estão dividas em burguesia, ou seja, aqueles que são detentores do poder, e proletariado, aqueles que são detentores da força de trabalho, ou seja, da mão de obra que será vendida aos burgueses em troca de um salário.

A mais valia então, significa o valor da força de trabalho que não é remunerado pelo patrão, onde o valor do tempo vendido é menor do que a força de trabalho dispendida pelo trabalhador.

respondido por: carolinatheo8
12

pag 15 desse modo ,a partir do momento em q o capital transforma parte do capital em força de trabalho


felipesoares50pd263v: O capitalista transforma parte de seu capital em força de trabalho.
Perguntas similares