A análise de mercado e o estudo do comportamento do consumidor são estratégias adotadas por gestores, a fim de se obter melhores resultados perante seus concorrentes, todavia é necessário atentar-se a diversos pontos antes de realizar um planejamento estratégico efetivo.
COUTINHO, Fernanda; DOMINGUES, Deivison. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2016.
Diversos estudos são realizados com o objetivo de compreender o perfil do consumidor, gerando as teorias do comportamento do consumidor. Nesse sentido, sobre as teorias racionais do comportamento do consumidor, é correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
As teorias racionais começam a se desenvolver no final do século XIX, época de pouca produção teórica para a área.
Alternativa 2:
O perfil do consumidor na teoria racional é aquele que realiza a compra no momento imediato à identificação de sua necessidade.
Alternativa 3:
Nessa teoria, o consumidor que busca sempre sua satisfação de forma maximizada, raramente considerando fatores externos influenciadores.
Alternativa 4:
O consumidor é aquele que analisa o custo benefício de determinado produto ou serviço depois de realizar a compra.
Alternativa 5:
Na teoria racional, as escolhas dos consumidores são norteadas ou pelas preferências do consumidor ou pelo orçamento.
Respostas
Olá,
Sobre as teorias racionais do comportamento do consumidor, podemos inferir que as mesmas trabalhar com a ideia de maximização do prazer e minimização do sofrimento.
Ou seja, podemos determinar o perfil do consumidor na teoria racional como um sujeito que deseja obter o máximo de satisfação possível de maneira que ao mesmo tempo buscará o menor custo.
E nenhuma das alternativas afirma isso, sendo que o fato verdadeiro é que as teorias racionais se desenvolveram no final do século XIX, tal como a teoria evolucionista e outras.
Alternativa 1.
Abraços!
Acredito que seja a alternativa 5, conforme a página 65 do livro.
"Na teoria racional, as escolhas dos consumidores são norteadas em dois principais itens, sendo eles: as preferências do consumidor e o orçamento."