A Pirâmide de Automação apresenta um método organizativo entre as diferentes partes de uma empresa, desde o ambiente operacional, nível 1, com sensores e atuadores até o elemento corporativo ou nível 5, que contemplam os sistemas ERP (Gestão de Planejamento Corporativo).
Figura 1 - Pirâmide de Automação.
Pirâmide
Entre os níveis 1 e 2, sensores/atuadores e os controladores, há vários protocolos comuns de comunicação como o Fieldbus, H1, CAN, Profibus DP, PA, HART, AS-iv, dentre outros; estes mesmos protocolos são comuns em todo o ambiente industrial, bem como a finalidade de sua aplicação e a capacidade de cada protocolo de comunicação em gerir a informação no barramento.
Dentre os protocolos já citado, pode-se citar outros como: ProfiNet, Profibus FMS, ControlNet, OCP, DDE, DCOM, e com a Indústria 4.0 que vem interligando os instrumentos e conectando todos os elementos a Internet, torna-se cada vez mais comum os protocolos TCP/IP e Ethernet.
Assinale a alternativa que corresponda aos protocolos de comunicação que realizem frequência de transmissão da informação entre 10 a 100 Hz e que sua complexidade de dados seja o byte.
Escolha uma:
a.
Fieldbus, H1, CAN, Profibus DP, PA, HART.
b.
Fieldbus, Profibus DP, Profibus PA, Modbus.
c.
Ethernet, TCP/IP, OCP, ControlNet, DCOM.
d.
ControlNet, EthernetIP, ModBus, Profinet.
e.
Ethernet, TCP/IP, OCP, DDE, DCOM, PA.
Anexos:
Respostas
respondido por:
10
ControlNet, EthernetIP, ModBus, Profinet. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás