A difícil função do sistema imunológico é garantir proteção. Ele serve como um sistema de defesa do hospedeiro contra doenças infecciosas e contra antígenos externos. Para atingir esse objetivo, o sistema imune apresenta um mecanismo de resposta rápida e específica, além de uma grande adaptabilidade e de uma intrincada rede regulatória e de memória imunológica. Quando o sistema imunológico defende o hospedeiro contra um determinado patógeno, ele usa diferentes mecanismos de reconhecimento, visando de forma eficiente eliminar o patógeno invasor ou seus fatores de virulência. A resposta gerada contra um patógeno em potencial é denominada resposta imune. Nas últimas décadas, grandes progressos foram alcançados no campo da imunologia, tendo como consequência avanços significativos não somente no campo da pesquisa básica, mas também na área de diagnóstico e clínico. Esses avanços permitiram melhor compreensão de como o sistema imunológico funciona, e sobre variedade de distúrbios imunológicos, tais como doenças infecciosas, alergias, doenças autoimunes imunodeficiências, câncer e transplantes. Essas informações proporcionaram um melhor diagnóstico, novas estratégias de tratamento e melhorias na conduta clínica de pacientes com esses distúrbios.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) No organismo, as células permanecem em um número razoavelmente constante até que recebam algum estímulo, isto é, até que encontram pela primeira vez um antígeno.
( ) Os linfócitos B, ou células B, são conhecidos por sua capacidade de produzir antígenos.
( ) Os precursores dos linfócitos T são produzidos na medula óssea e migram para serem maturados na Tireoide, daí a denominação como linfócitos “T”.
( ) Os linfócitos T ou células T, são responsáveis pela mediação da resposta imune celular.
( ) No sistema imune existem três tipos de moléculas reconhecedoras de antígenos: imunoglobulinas, receptor de linfócitos T e moléculas de MHC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
VFFVV
Explicação:
A sequência correta é V-F-F-V-V. Os linfócitos B são responsáveis pela resposta imune humoral, ou seja, aquela mediada por anticorpos. Enquanto os linfócitos T, produzidos na medula e maturados no timo, são os responsáveis pela resposta imune celular.
Linfócitos
Tipo de leucócito que reconhece antígenos (moléculas ou partículas estranhas ao corpo) e os combate através da resposta imune citotóxica mediada por células ou por meio da resposta imune humoral mediada por anticorpos.
São células esféricas de diâmetro variável com um grande núcleo esférico central e heterocromatina na forma de grumos grosseiros. O citoplasma dos linfócitos é escasso, pobre em organelas e com uma quantidade moderada de ribossomos livres.
Classificação dos linfócitos
- Linfócito B;
- Linfócito T;
- Linfócito natural killer (NK).
Linfócitos B
São produzidos e se tornam maduros na medula óssea, instalando-se depois em órgãos linfáticos periféricos, como baço, linfonodos e tonsilas.
Os linfócitos B são recobertos por moléculas receptoras de antígenos e, quando estimulados, diferenciam-se em plasmócitos e produzem anticorpos, iniciando a resposta imune humoral. Alguns linfócitos B, depois de estimulados, dão origem a células B de memória.
Mais sobre a linfócitos: https://brainly.com.br/tarefa/9335071
#SPJ2