• Matéria: Pedagogia
  • Autor: patyadvg
  • Perguntado 7 anos atrás

A teoria psicanalítica foi tida como revolucionária no século XX, pois ousou questionar o mito da racionalidade humana, afirmando que grande parte das ações dos indivíduos eram norteadas por afetos desconhecidos, conscientemente, por eles mesmos. Nesse contexto, analise as asserções abaixo:

O desenvolvimento da ciência e, consequentemente, da compreensão sobre os fenômenos da natureza, levou o homem a defender que a capacidade de pensar e refletir do ser humano eram superiores a qualquer outro fenômeno. Freud rompe com esta lógica ao afirmar que a nossa racionalidade era influenciada por pulsões inconscientes.

PORQUE

A teoria psicanalítica entende que o sujeito é marcado, em seu desenvolvimento, pela renúncia de satisfação de desejos culturalmente não aceitos, sejam de ordem sexual ou hostil. Pelo funcionamento do aparelho psíquico, a energia represada tende a buscar vazão e, para tanto, acaba por surgir no comportamento dos sujeitos, sem que os mesmos tenham consciência disso.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

Respostas

respondido por: jueliisa
0

Algum sabe a resposta?


phpspaulo: Gente como o sistema coloca que a resposta esta certa,se a colega fez uma pergunta e não deu a resposta em si.
respondido por: EduardoPLopes
27

I é verdadeira, e esta é aquela que chamamos de "terceira ferida narcísica", que é a quebra do paradigma que defendia que os sujeitos eram completamente racionais e completamente responsáveis pelas suas decisões internas, ao que Freud contrapõe os complexos mecanismos que escapam do controle do ego (id e superego).

II é verdadeira, sendo estes exemplos de como id e superego moldam o sujeito, de modo que a nossa "liberdade" de ação subjetiva é uma "liberdade" limitada por estes elementos estruturantes da personalidade.

II complementa e justifica I.

É correta a alternativa 1.


susansiqueira1992: Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
susansiqueira1992: Página 107
Perguntas similares