É correto afirmar em: O território, elemento essencial do Estado é constituído por sua base geográfica, sobre o qual impera não somente a soberania nacional quanto a internacional. Soberania pode ser entendida como expressão de poder jurídico mais alto, e na afirmação de o Estado fazer valer dentro de seu território a universalidade de suas decisões. A nacionalidade é definida exclusivamente a partir do nascimento do ser humano em determinado território, não necessitando de intervenção jurídica ou critérios constitucionais para sua definição. Nenhuma das demais alternativas. Nação pode ser entendida como conjunto de seres humanos presentes em determinado território que mudam de acordo com a época e contexto.
Respostas
respondido por:
4
A é falso. O território é, na teoria política internacional contemporânea, inviolável, de modo que dentro dos seus limites os Estados são soberanos, não havendo uma "soberania internacional" em um território.
B é verdadeira, de modo que é apenas neste caso que o Estado, de fato, se torna Estado - sem soberania o Estado é impossível.
C é falsa, a nacionalidade, além dos critérios de nascimento, obedece a uma série de critérios jurídicos que ajudam, por exemplo, a controlar a demografia de um país.
D é falsa, pois B é verdadeira.
E é falsa, uma Nação é um povo, uma cultura e um território, mantendo um relação de continuidade com o passado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás