A Psicologia da Educação vem contribuindo em muito com a Pedagogia, essa ciência auxilia o educador na compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem revelando os condicionantes para que essa ocorra. Em nossa disciplina conhecemos mais sobre as Teorias que embasam a Psicologia da Educação, elas apresentam e oportunizam uma reflexão para a prática pedagógica. Sabendo da importância dessa ciência para a educação, analise o caso abaixo: A Secretaria de Educação de uma cidade do interior do Paraná vem recebendo constantes reclamações de uma Escola Municipal, tanto dos pais e alunos que reclamam da escola no que diz respeito ao comportamento e aprendizagem dos alunos, como também, por parte dos professores que afirmam vivenciar situações de estresse cotidiano provocados pelas dificuldades enfrentadas na escola. Diante disso, foi enviada uma equipe pedagógica para avaliar e propor intervenções nessa escola. Entretanto, a chegada dessa equipe trouxe ainda mais problemas, pois promoveu um clima de insegurança, ameaça e acusações entre os profissionais dessa escola, e o comportamento deles vem refletindo e prejudicando de forma direta o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Elaborado pela professora, 2018. Considerando o caso exposto, apresente seu posicionamento sobre a medida tomada pela Secretaria de Educação diante de tais problemas e indique estratégias que você acredita que podem ser colocadas em prática para amenizar ou colocar fim às dificuldades e desafios que profissionais da educação enfrentam no cotidiano escolar.
Respostas
Olá!
Em primeiro lugar é importante que a professora organize e avalie os dados recebidos nas pautas das reuniões e note como a instituição é organizada.
Deste modo, é importante notar que sua ação deverá se relacionar com o conselho escolar que possui características que estão diretamente ligadas a promoção e observação da educação.
Por isso, a professora deverá por em prática a gestão democrática levando em consideração os seguintes aspectos:
A aprovação de encaminhamentos dos problemas escolares;
O assessoramento na análise das questões dos diversos segmentos escolares;
A tomada de decisões no projeto político pedagógico;
A participação nos segmentos representativos da instituição escolar e na comunidade local, decidindo sobre como o funcionamento das escolas irá intervir nos problemas da comunidade.
Até mais!