A racionalidade também atingiu a forma de compreensão dos povos não europeus. O Século XVIII foi marcado por essa transformação nos textos dos teóricos que buscavam entender a humanidade e a comparavam, levavam em consideração, a existência de outras civilizações. Em seu livro texto está a seguinte afirmação: O século XVIII foi marcado pela mudança de conceito que o homem constrói em relação à sua própria existência. A ideia de uma ordem racional que coloca os homens em uma condição de igualdade natural ganhou contornos diversos. Em teóricos como Hegel, a valorização da racionalidade, do poder sobre a natureza e a capacidade de organização de uma sociedade são dadas como formas determinantes para seleção e classificação das civilizações que existem no mundo. Por mais que exista um número imenso de civilizações, elas pertencem à espécie humana, mas estão vivendo estágios diferentes de desenvolvimento, de acordo com Hegel. AGUIAR, Gilson. Antropologia Cultural. (2018, p.76) Essa compreensão racional sobre a existência de uma humanidade com as mais diferentes formas de organização acabou por gerar diversas teses em relação às civilizações que habitam o Planeta. Contudo, mesmo fundadas em uma lógica racional, elas se sustentam na supremacia da civilização ocidental. Qual das afirmativas abaixo justifica a lógica apresentada no enunciado e na citação contida nele? Alternativas Alternativa 1: Pode-se observar, na citação acima, o quanto as nações europeias consideravam e valorizavam as demais civilizações que habitavam o mundo. Para os europeus, quanto mais se conhecia os demais povos, mais se compreendia a limitação do conhecimento ocidental. Alternativa 2: Os indígenas acabaram por mudar a lógica de entendimento do que seria ser civilizado. Para Hegel, assim como para Rousseau, os nativos americanos tinham um estágio de organização e "felicidade" social acima do ocidental. Alternativa 3: Rousseau foi um dos mais importantes defensores das civilizações primitivas. Para ele, a Europa deveria abrir mão de seu comportamento conservador e civilizado, além de incorporar os valores das nações encontradas, principalmente, na América. Alternativa 4: Para Hegel, como a própria citação acima afirma, todas as civilizações do mundo estavam no mesmo estágio de desenvolvimento. Logo, para o pensador alemão, eram todas passíveis de serem consideradas iguais, com os mesmos valores, logo, também, com os mesmos direitos. Alternativa 5: Mesmo com uma racionalidade e buscando fundamentar uma lógica que sustentasse uma tese definitiva sobre as diversas civilizações humanas no Planeta, a Europa acaba por colocar sua civilização no topo hierárquico da classificação dos diferentes povos e nações. Seja pela visão evolucionista ou civilizadora.
Respostas
A citação fala, basicamente, de duas coisas: primeiro fala sobre como todos os sujeitos são racionais, pois a racionalidade é intrínseca aos seres humanos. A esta racionalidade, contudo, é contraposta a ideia de que há civilizações que usam mais ou menos a racionalidade.
Esta diferença de uso, de acordo com os autores, implica em uma hierarquia, de modo que há civilizações mais desenvolvidas e menos desenvolvidas. Como são pensadores etnocêntricos, colocam como a "mais desenvolvida" a sua própria civilização, a europeia.
É correta a alternativa 5.
A resposta certa é :
Alternativa 5:
O discurso de supremacia cristã ocidental colocou os europeus na condição de julgador e impositor de sua cultura. Para a Europa, os nativos, selvagens, ou primitivos, estavam em um estágio inferior de desenvolvimento ou em "estado de barbárie". Por isso, preservando ou exterminando os nativos, os ocidentais se colocaram na condição de supremacia, de superioridade.