Questão 4/5 - Comunicação Estratégica
De acordo com o livro-base, a conclusão é o encerramento de todo o texto, e não apenas do último argumento. A conclusão de um texto não deve apresentar informações novas e, enquanto houver argumentos em discussão, não deve ser iniciada. É necessário terminar a redação com ideias consistentes e a conclusão deve estar de acordo com o encaminhamento que dado ao texto.
Existem algumas possibilidades de conclusão de um texto, portanto escolha a alternativa abaixo que corresponde ao seguinte conceito:
“Essa estratégia só deve ser utilizada quando trouxer implícita uma crítica que instigue a reflexão por parte do leitor. É preciso evitar concluir a redação com perguntas que repassem ao leitor a incumbência de encontrar respostas que deveriam estar contidas no próprio texto, ao longo da explanação”.
A Conclusão com a apresentação de perspectiva(s) de solução.
B Conclusão com o uso de uma interrogação.
C Conclusão por retomada da tese.
D Conclusão por citação de autoridade.
E Conclusão por comprovação.
Respostas
letra: B Conclusão com o uso de uma interrogação.
VALLE, Maria Lúcia Elias. Não Erre Mais: Língua Portuguesa nas Empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 148-149.
No parágrafo é apresentado um modelo de conclusão no qual o autor não fornece uma resposta implícita, mas um posicionamento, fundamentando por tudo aquilo que veio antes no texto, que cria uma situação "problemática" para o leitor, forçando-o a se posicionar sobre uma situação que causa desconforto. É um tipo de conclusão que tem forte relação com a linguagem oral e com as ferramentas de retórica, jogando com uma certa concepção de identificação entre quem "fala" e quem "ouve".
Das alternativas presentes, é a alternativa B que melhor cumpre esta função: é na conclusão por meio de uma interrogação que, com uma pergunta retórica, o texto é concluído com uma crítica implícita que o leitor continua.