As ondas sonoras são emitidas de forma esférica e cada raio sonoro possui uma trajetória retilínea. Esse raio sonoro ao chocar-se com um anteparo sofre uma perda de intensidade, devido à absorção e/ou transmissão, e outra parte é refletida com mesma angulação da sua incidência. A imagem ilustra o comportamento das ondas sonoras numa concha acústica formada por superfície parabólica.
Figura 1 - Ondas sonoras em uma concha acústica.
Fonte: Suetomi, Alexandre (2017).
Assinale a alternativa que contém corretamente a explicação sobre o comportamento da onda acústica numa superfície parabólica:
Escolha uma:
a.
Devido a sua propriedade comum e exclusiva, o som emitido em um de seus focos é propagado em todas as direções, mas audível de maneira inteligível apenas no outro foco, desta forma a superfície funciona como difusoras do som, devido aos seus focos se situarem na parte posterior da superfície, os raios sonoros são propagados de maneira divergente, como nas superfícies convexas.
b.
Quando um som é emitido em um recinto com superfície parabólica, devido a seu ângulo de reflexão ser igual ao de incidência, ele será refletido infinitas vezes, criando assim interferências e neste caso, o som só terá fim quando toda sua energia for dissipada e/ou absorvida pelas superfícies.
c.
Devido as suas propriedades as superfícies parabólicas possuem como característica a difusão dos raios sonoros para qualquer direção, como pode ser observado na representação da imagem, tendo como objetivo o de propagar o som emitido em seu interior em todas as direções.
d.
Devido as suas propriedades as superfícies parabólicas possuem como característica a convergência dos raios sonoros para um único ponto chamado foco, como pode ser observado na representação da imagem tendo como objetivo o de convergir o som emitido para o ponto focal.
e. ALTERNATIVA CORRETA
Devido as suas propriedade, as superfícies parabólicas são amplamente utilizadas dentro da acústica, principalmente em espaços com palco e plateia, quando a fonte sonora é colocada sobre seu foco, o som refletirá sobre a superfície e sairá de forma paralela.
Respostas
respondido por:
3
Resposta certa:
e. Devido as suas propriedade, as superfícies parabólicas são amplamente utilizadas dentro da acústica, principalmente em espaços com palco e plateia, quando a fonte sonora é colocada sobre seu foco, o som refletirá sobre a superfície e sairá de forma paralela.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás