a) O plágio ocorre mais intencionalmente ou por ingenuidade? b) Quais são os principais motivos para que os acadêmicos se aventurem ao crime de plágio ao invés de redigir os seus próprios trabalhos? c) Após reflexão e avaliação do tema gostaria da sua participação indicando estratégias para a conscientização do crime do plágio não aconteça entre os acadêmicos brasileiros.
Respostas
Olá,
a) Acredito que entre a ideia de que o plágio ocorre mais intencionalmente ou por ingenuidade ele ocorra predominantemente por ingenuidade, vinda do despreparo que alguns alunos possuem na vida universitária; ficam "perdidos", e acabam esquecendo-se do básico: seguir todas as normas da metodologia científica.
Preponderantemente ele deve ocorrer sem a má índole, mas isto não exime esses alunos da culpa. Um exemplo: muitos estudantes não sabem que utilizar muitas citações em um trabalho acadêmico poderá caracterizar plágio.
b) Os principais motivos para que os acadêmicos se aventurem ao crime de plágio ao invés de redigir os seus próprios trabalhos advém de de um hábito há muito cultivado no Brasil, o famoso "Brazilian way", o jeitinho brasileiro, que une preguiça, despreparo e a busca por fazer algo sempre do jeito mais fácil.
c) A melhor das estratégias para a conscientização do crime do plágio não aconteça entre os acadêmicos brasileiros é a comunicação massiva dos mesmos, onde os professores de universidades públicas e privadas devem abordar o tema com seriedade.
Abraços!