A eleição presidencial de 1989 foi um importante marco na redemocratização do Brasil. A respeito do processo que a antecedeu, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(A) A Lei da Anistia se apresentou como um duro golpe ao processo democrático, pois perdoou apenas as pessoas que cometeram crimes a favor do Estado durante o período militar.
( )Verdadeiro ( )Falso
(B) As eleições de 1985 foram um importante passo para a redemocratização do país, apesar de terem ocorrido de forma indireta.
( )Verdadeiro ( )Falso
(C) No governo de José Sarney, a promulgação da Constituição de 1988 definiu as bases da democracia brasileira atual, entre as quais a realização de eleições diretas para a presidência da República.
( )Verdadeiro ( )Falso
(D) O fim da Ditadura Militar ocorreu com a realização das eleições diretas de 1989, quando Fernando Collor de Mello foi eleito presidente.
( )Verdadeiro ( )Falso
(E) A reorganização política do país não foi acompanhada pela recuperação da economia do país, uma vez que, nesse período, o primeiro governo pós-ditadura foi marcado pelo agravamento da crise econômica.
( )Verdadeiro ( )Falso
Respostas
respondido por:
21
A) F
B) V
C) V
D) F
E) V
respondido por:
36
A. Falso. A Lei da Anistia é entendida por alguns como um golpe ao processo democrático, porém vale apontar que ela foi usada para ambos os lados.
B. Verdadeiro. As eleições de 1985 marcam o pontapé inicial no processo de redemocratização no Brasil, ainda que sejam eleições indiretas.
C. Verdadeiro. Foi no governo de José Sarney que ocorreu a promulgação da Constituição de 1988, vigente até hoje.
D. Falso. O fim da Ditadura Militar ocorreu em 1985 com as eleições para presidente.
E. Verdadeiro. A reorganização política do país ocorreu de forma isolada da economia, que estava em ruínas.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás