PERGUNTA 1
1. Olá Estudante! Vamos ao desafio?
Em nosso Material de Estudo da Unidade 2, página 21, encontramos a seguinte definição sobre a identificação dos stakeholders dentro de um Projeto:
“Os stakeholders são pessoas ou organizações interessadas no projeto. A sua identificação contribui de forma decisiva para o estabelecimento do escopo do projeto, além de definir o seu direcionamento. Ao determinar as necessidades e expectativas dos stakeholders, você estará encontrando mecanismos de influência nas suas decisões para assegurar o sucesso do projeto. ”
Com base nessa definição, leia o Mini Case "BB, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa se juntam para criar gestora de inteligência de crédito" e identifique ao menos 2 stakeholders e apresente, para cada um deles, as seguintes condições:
1. Quais foram osstakeholders identificados?
2. Qual o principal interesse de cada um dos stakeholders?
3. Quais, na sua opinião, são as expectativas de cada um dos stakeholders?
4. Qual a principal entrega ao final do projeto?
5. Analisando a Gestão da Integração do Projeto (páginas 28 e 29 da unidade 2), que área você identifica como crítica para execução do Projeto? Justifique sua escolha!
6. Observando a complexidade do Projeto, que desafio você identifica para a Gestão do Cronogramadeste projeto (páginas 10, 11, 12 e 13 da unidade 3).
Mini Case: BB, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa se juntam para criar gestora de inteligência de crédito
Fonte: InfoMoney
"A gestora de inteligência de crédito abrirá oportunidades para desenvolver novas ferramentas que melhorem a eficácia das tomadas de decisões de crédito e de sua precificação, contribuindo também para a disseminação de boas práticas no mercado", afirmou Murilo Portugal, presidente da Febraban
SÃO PAULO - Os bancos Bradesco (BBDC3; BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11), Itaú Unibanco (ITUB4) e a Caixa Econômica Federal anunciaram, na manhã desta quinta-feira (21), que firmaram um memorando de entendimentos não vinculante, visando a criação de uma gestora de inteligência de crédito. A GIC, conforme conta o comunicado, desenvolverá um banco de dados para conciliar informações cadastrais e creditícias, de pessoas físicas e jurídicas que autorizarem expressamente a sua inclusão no banco de dados.
"Tal atuação propiciará uma maior troca de informações sobre tais pessoas físicas e jurídicas, proporcionando o desenvolvimento e o alcance de maior eficiência na gestão do crédito, o que poderá facilitar, para os participantes do sistema financeiro nacional e as demais empresas no mercado de crédito, a concessão de linhas de crédito, numa perspectiva de médio e longo prazos", explicou o diretor gerente e diretor de relações com investidores do Bradesco, Luiz Carlos Angelotti, em comunicado ao mercado.
"A gestora de inteligência de crédito abrirá oportunidades para desenvolver novas ferramentas que melhorem a eficácia das tomadas de decisões de crédito e de sua precificação, contribuindo também para a disseminação de boas práticas no mercado", afirmou Murilo Portugal, presidente da Febraban, em nota. "No longo prazo, informações ampliadas e consolidadas provenientes da nova empresa favorecerão o crescimento do crédito em geral e beneficiarão toda a economia".
A GIC será uma sociedade anônima, com igual participação de cada parte -- 20% do capital social e indicação de membros para o conselho de administração. Os executivos terão dedicação exclusiva ao negócio. A conclusão ainda depende da celebração de contratos definitivos, além da aprovação das autoridades regulatórias.
Respostas
Olá,
1. Podemos citar como dois stakeholders identificados foram os investidores e a Febraban.
2. O principal interesse de cada um dos stakeholders pode ser visto como dos investidores, a rentabilidade a ser promovida no longo e médio prazo. Já a Febraban, o fortalecimento do mercado de crédito no país.
3. Podemos apontar como expectativas de cada um dos stakeholders, em ambos o caso, o intercâmbio de informação e maiores conquistas do setor bancário na oferta de crédito.
4. A principal entrega ao final do projeto foi a conceituação e proposição da GIC, que permitirá a troca de informação sobre clientes entre os bancos.
5. A área crítica para execução do Projeto é no tocante a aderência dos clientes, visto que o mesmos devem aceitar fazer parte desses banco de dados e ter suas informações divulgadas sabe-se lá por quem.
6. O desafio para a Gestão do Cronograma deste projeto é justamente alcançar a aderência dos clientes desses banco.
Abraços!