1°) Que instrumentos utilizados no arranjo da música podem ser também encontrados na formação tradicional das orquestras? Quais deles são representativos da influência do rock internacional?
2°) Que elementos musicais do arranjo remetem a uma ambientação circense?
3°) Em sua opinião, por que há essa alusão ao ambiente circense na música?
4°) Qual é o significado do trocadilho "bumba-yê-yê-boi", usado no refrão da canção? O que ela expressa?
5°) Por que esse refrão poderia confundir os estudiosos da cultura popular, como mencionado no texto da contracapa do disco?
Respostas
Olá!
É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas
1) Geralmente as bandas de rock, em seus diversos estilos, utilizam instrumentos de percussão e corda como por exemplo: guitarra elétrica, contrabaixo e bateria, e issos mesmos instrumentos são encontrados na formação tradicional das orquestras junto com os instrumentos de sopro (flautas,fagotes,trompa, trombone e tuba).
Apesar do rock ser conhecido por sua música forte, existem outros tipos que são mais suaves e incluem orquestras dentro de suas apresentações para dar um toque diferente sem perder sua essência.
2) A Ambientação circense é uma combinação de marchas com música clásica, onde são usados diversos instrumentos como violinos, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, fagotes, clarinetes, trombones, tubas, timbales, percussões, entre outros. Essa fusão começa com Entrada dos Gladiadores de Julius Fucik,
Resposta:
1: Os instrumentos utilizados no arranjo da música de foram o violão, piano, guitarra e o teclado. O instrumento que representa a influência do rock internacional obviamente é a guitarra.
2: Ao ouvir a música "Geleia Geral" o que me lembrou um ambiente circense foi as baterias/tambores.
3: Já que Tropicalismo é uma inovação na utilização de instrumentos novos, para obter melodias novas, porque não relembrar o ambiente circense onde que , na letra da música e a melodia combinam.
4: Trata-se do folclore Brasileiro, que lembra um pouco os autos medievais- encenações simples, com linguagem popular, e em geral, falando da luta do bem contra o mal.
5: Foi uma época de alinhamentos ideológicos, com a música e as artes em geral entrando no processo de discussão/atuação política. Os jovens de esquerda definiam-se pelos trabalhos dos Centros Populares de Cultura (CPC) e a defesa da música de protesto, ao mesmo tempo em que combatiam a “invasão estrangeira” das guitarras elétricas do rock and roll.
Após debates e discussões a turma tropicalista chegou à conclusão que, para arejar a música brasileira, era necessário aproximá-la dos mais jovens, descartando elitismos e preconceitos nacionalistas e, por que não, aproveitando o iê-iê-iê de Roberto Carlos e o pop-rock dos Beatles.
Espero ter ajudado :) s2