O pedagogo, além de atuar em escolas, pode atuar também em espaços não escolares como empresas e hospitais. Há hospitais para crianças que promovem ações culturais e educacionais, principalmente para as crianças que permanecem internadas por longos períodos. O hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, por exemplo, tem um setor de educação e cultura e promove atividades de acompanhamento escolar, de leitura, de jogos, de artes. Mariana atua em um hospital, mais especificamente com atividades de leitura. Tem observado que Joaquim, uma criança de 6 anos acometida por Leucemia, está bastante triste e não quer participar das atividades. O desânimo é um sentimento bastante comum em crianças e adolescentes que permanecem por longo período em hospitais e que passam por tratamentos difíceis. QUESTÃO ORIENTADORA Como Mariana pode auxiliar crianças como Joaquim, levando em conta a humanização por meio do atendimento pedagógico?
Respostas
respondido por:
12
Bom dia!
Uma das principais características do pedagogo, a qual pode ser diretamente inserida no contexto apresentado por Mariana, deve ser a conscientização e a sensibilidade para tratar crianças com limitações, como é o caso de Joaquim.
Dessa forma, é preciso que estabeleça-se um vínculo afetivo e de confiança entre os dois, para que Joaquim possa se motivar e realizar as atividades de leitura propostas por Mariana.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás