• Matéria: Português
  • Autor: HugoMonteiro5394
  • Perguntado 7 anos atrás

No discurso proferido durante o sepultamento de Machado de Assis, Rui Barbosa afirma o seguinte: Para os eleitos do mundo das ideias a miséria está na decadência e não na morte. A nobreza de uma nos preserva das ruínas da outra.. Você diria, a partir de suas leituras a respeito de Machado que esse fragmento, que se refere a Machado de Assis em franca homenagem, teria, no seu sentido, a anuência do autor? Isto é, nas obras machadianas, é possível identificar traços de luta contra a decadência do homem?

Respostas

respondido por: Garcias29
3

Machado de Assis é conhecido pela sua ironia e pela forma sarcástica que lidava com condição do ser humano, por isso, é possível perceber em suas obras uma tendência a denúncia da condição humana e as mazelas decorrentes da sociedade e das complicações provenientes da própria mente humana.

No livro Brás Cubas é perceptível a ironia quando a condição de vida do ser humano e o que fazia da sua vida. Brás Cubas é um personagem que perto de morre tenta deixar um legado para a humanidade, querendo dizer sua existência fora insignificante. Estes são traços de Machado de Assis, onde se observa  se não uma luta, pelo menos a menção da decadência humana.


Perguntas similares