Greenberg (2001, p.5) cita que Brent Frei, fundador da Onyx Software, descreve o CRM como “um conjunto de processos e tecnologias para gerenciar relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios por meio do marketing, vendas e serviços, independentemente do canal de comunicação”. Ele pode ser utilizado como ferramenta do marketing de relacionamento para empresas que atuam no mercado B2B e também no B2C. CRM Fonte: Acesso em 06/08/2016. A partir do que disse Brent Frei, faça uma análise da figura acima sob o ponto de vista do relacionamento com clientes.
Respostas
Olá,
O uso de uma ferramenta do marketing de relacionamento para empresas que atuam no mercado B2B e também no B2C é algo extremamente positivo, visto que manter proximidade com o cliente é algo indispensável para o estreitamento dos laços entre cliente e empresa, seja esse cliente uma pessoa física ou jurídica.
Desse modo, conforme o próprio Greenberg (2001, p.5) descreve, as tecnologias como forma de gerir os relacionamentos com os clientes, tanto os já conquistados quanto aqueles por conquistar, torna-se algo indispensável para as organizações que desejam manter e alcançar novos clientes.
Abraços!
O ge re ncia me nto do re lacio na me n to co m o cl ie nte co m CR M é u ma práti ca de e x tre ma i mportânci a para q ual q ue r e mpre sa q ue de se j a acre sce n tar uma v an tage m compe ti ti va sus te ntáv el sob re se us concorre nte s. O CRM te m o obje tivo d e focar as i ni ci ati v as da empre s a e m ate n de r às ne ce ssi d ade s dos cli entes, f ortale ce n do o rel aci onamen to com eles de f orma que pe rce bam que são ouvidos, q ue sua opinião é va lor izada e qu e a emp re sa está se mp re e m bus ca das me lhores fo r ma s de ate nder às s uas nece ss idade s e desejos, reso l vendo se us problemas, da me l hor f o rma po ssível . Mante r u m bom rel aci oname nto com o cl iente é e sse n ci al para mostrar que o consumidor pode co nfi ar no aten di me nto d a sua e mpre sa. Se ndo assi m, O u so de uma f e rrame nta d o marke ti ng de rel aci onamen to p ara e mpres as que atuam no me rcado B2B e tamb ém n o B2C é algo e x tre mamente posi ti v o, vi sto que mante r pro xi mi dade com o cli ente é algo in di spe ns ável para o e stre itame n to do s l aço s entre cl ie nte e emp re s a, seja esse cli ente uma pe ssoa f ísi ca ou j uríd i ca. Hoje e m di a, o míni mo q ue o consumi dor e spe ra de qual que r e mp re sa é u m aten di me nto de quali dade. Se el a aten de r com excelê ncia, o cli ente v ai sabe r q ue f oi val ori zado. Caso o contrári o, p rovave l me nte ele pe ns ará em cance l ar os se rvi ços. Pode mos di ze r qu e, quando você se i mporta e m mante r um bom re l aci onamen to, você o encanta e afi rma que e le pode confi ar na sua e mpre sa. Através do CRM Au me nto das oportunidade s de ne go ci o, Prosp e cção de novos clie nte s, Oti mi zação do te mpo que se ganh a te nd o conhe cimento es pe cif i co do clie nte , Base de rel acio namento de longo prazo. Conforme o própri o Gree nbe rg (2001, p.5) descre ve , as te cnol ogi as como forma de ge ri r os rel aci onamen tos com os clie nte s, tanto os já conquistados quanto aque les por conquis tar, torna-se al go i nd ispe ns ável p ara as organi zaçõe s que desejam mante r e al cançar no vos cl ien te s.