A saúde bucal está atrelada à saúde geral do organismo, assim são necessárias pesquisas para a verificação da prevalência de cárie em adolescentes para que sejam realizadas iniciativas educativas de educação geral e bucal nas escolas. Considerando esse contexto, analise o gráfico a seguir, que mostra a prevalência de estudantes livres de cárie que estudam em diferentes escolas, elaborado pelo estudo de Sales-Peres e colaboradores, na região do centro-oeste do estado de São Paulo, em 2010: figura Fonte: SALES-PERES (2010), p. 3179. Com base nos dados apresentados e os indicadores de prevalência, analise as afirmativas a seguir: I. A prevalência de adolescentes das escolas particulares que apresentam cárie é o dobro se comparado com os adolescentes das escolas públicas. II. 60,8% dos adolescentes das escolas públicas não possuem cárie, sendo um índice positivo quando visto de forma geral e quando comparado com os adolescentes de escolas particulares. III. Adolescentes de escolas públicas possuem menos cáries devido aos programas de prevenção do governo. IV. A porcentagem de adolescentes de escolas públicas livres de cárie é menor do que a metade desse mesmo indicador para adolescentes da escola particular.
Respostas
Resposta: e. Apenas a afirmativa IV está correta.
Explicação:
De acordo com os dados apresentados, tem-se que:
- A prevalência de adolescentes das escolas particulares que estão livres de cáries é mais do que o dobro se comparado com os adolescentes das escolas públicas.
- 60,8% dos adolescentes das escolas públicas possuem cárie, sendo um índice bastante negativo quando visto de forma geral e quando comparado com os adolescentes de escolas particulares, em que a porcentagem está em torno de 11,9%.
- De acordo com os dados apresentados, tem maior porcentagem de adolescentes de escolas públicas com cárie, uma vez que a prevalência de adolescentes livres de cárie na escola pública (39,2%) é menor do que na escola particular (88,1%).
- A porcentagem de adolescentes de escolas públicas livres de cárie (39,2%) é menor do que a metade desse mesmo indicador para adolescentes da escola particular (88,1% dividido por 2 = 44,05%).
Portanto, apenas a afirmativa IV está correta.