Respostas
A principal teoria defende que o monarca ou inperador teria direito do poder total, tendo o dominio de tudo em suas mãos!
As principais teorias defendidas por teoricos do absolutismo podiam ser classificadas em 3, sendo elas:
Teoria do poder divino, sendo a que defendia que Deus legitimava o poder do rei. Nessa teoria, o rei só se justificava a Deus e era seu representante, por isso tinha seu poder absoluto, ilimitado. Essa ideia fortaleceu o reinado dos mais fortes reis absolutistas e era apoiada pela Igreja.
Teoria do contraste social, sendo a que defendia que o povo legitimava o poder do rei. Nessa teoria, o governante e o governado tinham uma espécie de contrato, onde o homem abre mão de seu poder e o delega a um governante, que garante seus direitos naturais. Essa teoria foi criada por Thomas Hobbes, que dizia que o poder do rei deveria ser ilimitado para que ele possa garantir os direitos a qualquer custo.
Há, também, a teoria maquiavélica, onde o Estado legitima o governante. Essa teoria diz que se o reino estiver desenvolvido militarmente e economicamente, o rei evitará conflitos internos e externos, conseguindo, portanto, se manter no poder. Para Maquiavel, o rei deveria ter poder ilimitado para aumentar a força do Estado, sendo assim uma teoria que defende que os fins justificam os meios. Isso significava dizer que podia fazer de tudo desde que fosse para o bem do povo.
Espero ter ajudado!