Respostas
A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. A proporcionalidade direta é um conceito matemático amplamente difundido na população leiga pois é bastante útil e de fácil resolução através da "regra de três". Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade.
Resposta: veja este video que intenderá melhor
Sugerido: Matemática ENEM: Razão, Proporção, Regra de Três e Escala
0:14 / 4:23
Grandezas Proporcionais PRGR01 Aula 01
qualidade ou característica do que é proporcional
"<p. na distribuição dos cargos aos diversos partidos> "
mat ematica
propriedade que têm duas grandezas de serem proporcionais
"<a p. de duas razões> "
mat ematica
parte da matemática que estuda as propriedades das proporções e das grandezas proporcionais
Explicação passo-a-passo:
conformidade ou proporção (igualdade de duas razões) de uma parte com o todo ou de elementos relacionados entre si, ou mais formalmente, é o resultado da relação entre magnitudes mensuráveis.
No entanto, como conceito matemático que é, destaca-se de tantos outros por ser um dos mais utilizados, ou seja, quase todo mundo conhece sua capacidade e o utiliza em sua vida cotidiana.
Assim, o símbolo matemático que por convenção é utilizado para indicar valores proporcionais é: α.
Uma proporção é formada por A, B, C e D, no entanto, se a razão entre A e B é a mesma que entre C e D, uma proporção é formada por duas razões iguais A:B = C:D; onde A, B, C e D são diferentes de 0 e será lido da seguinte maneira: A é igual a B como C é igual a D.
Vale ressaltar que quando uma razão iguala a outra, de fato, existe proporcionalidade, ou seja, que para ter uma relação proporcional necessitamos dispor de duas razões que sejam equivalentes.
Existem dois tipos de proporcionalidade, uma inversa e outra direta, embora ambas sirvam para resolver os problemas por onde se conhece uma razão e somente um dado da segunda.
Então, duas magnitudes são diretamente proporcionais quando se produz o aumento de uma delas, em dobro, triplo ou quádruplo, as quantidades que correspondem à outra também aumentam nas mesmas quantidades, ou seja, em dobro, triplo e quádruplo.
E ao contrário, duas magnitudes são inversamente proporcionais quando, ao aumentar uma, diminui a outra na mesma proporção.