Na concepção de Pierre Jaccard (1960), o ser humano enxerga o trabalho como meio de subsistência, satisfação de necessidades vitais e ligação social, e não é a atividade laboriosa, mas a privação do trabalho que lhe é intolerável. Para Ricardo Antunes (2015), o trabalho é fundamental para o processo de humanização das pessoas, em virtude das diferentes e complexas formas de relacionamento humano que se estabelecem na esfera do trabalho. As pessoas buscam levar uma vida cheia de sentido para alcançar a autorrealização e a primeira forma de realizar essa busca é por meio do trabalho.
Todas as culturas têm o trabalho na origem, uma vez que é por ele que os humanos se constroem como humanos e o mundo é moldado como lugar humano. Portanto, é o trabalho que viabiliza o exercício e o usufruto da cidadania. Ser cidadão e trabalhador faz parte de um único conceito e uma só realidade, sem trabalho não haveria sequer humanidade (LARA, 2003).
PEREIRA, Luciano Santana. Projeto de Vida - Construindo o Sucesso no dia a dia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Considerando o conteúdo apresentado, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
como o ato de trabalhar envolve diversos tipos de esforços, sejam eles físicos, emocionais ou intelectuais, o ser humano tende a compreendê-lo como um fato intolerável em sua vida.
Alternativa 2:
embora o trabalho seja fundamental para o processo de humanização dos indivíduos, tal conceito não tem relação com a ideia de cidadania, portanto, o cidadão que não trabalha tem chances de se desenvolver plenamente dentro da sociedade.
Alternativa 3:
apenas as culturas civilizadas, como a ocidental, têm o trabalho em sua origem, logo, grupos culturais inferiores não precisam se preocupar com a ideia de trabalho.
Alternativa 4:
são muitas e complexas as formas de relacionamento humano estabelecidas no contexto do trabalho, assim, o ato de trabalhar figura como elemento indispensável para o processo de humanização do indivíduo.
Alternativa 5:
o ato de trabalhar tende a deixar as pessoas desmotivadas, já que as complexas relações estabelecidas dentro deste contexto e os esforços envolvidos acabam por fazer o indivíduo reconhecer seu pequeno lugar no mundo.
Respostas
Acredito ser Correta a Alternativa 4: são muitas e complexas as formas de relacionamento humano estabelecidas no contexto do trabalho, assim, o ato de trabalhar figura como elemento indispensável para o processo de humanização do indivíduo.
Vamos às demais:
Alternativa 1: como o ato de trabalhar envolve diversos tipos de esforços, sejam eles físicos, emocionais ou intelectuais, o ser humano tende a compreendê-lo como um fato intolerável em sua vida. (FALSA) pois conforme o texto: "a privação do trabalho que lhe é intolerável."
Alternativa 2: embora o trabalho seja fundamental para o processo de humanização dos indivíduos, tal conceito não tem relação com a ideia de cidadania, portanto, o cidadão que não trabalha tem chances de se desenvolver plenamente dentro da sociedade. (FALSA) pois conforme o texto: "Ser cidadão e trabalhador faz parte de um único conceito."
Alternativa 3: apenas as culturas civilizadas, como a ocidental, têm o trabalho em sua origem, logo, grupos culturais inferiores não precisam se preocupar com a ideia de trabalho. (FALSA) pois conforme o texto: "Todas as culturas têm o trabalho na origem."
Alternativa 5: o ato de trabalhar tende a deixar as pessoas desmotivadas, já que as complexas relações estabelecidas dentro deste contexto e os esforços envolvidos acabam por fazer o indivíduo reconhecer seu pequeno lugar no mundo. (FALSA) pois, o ato de trabalhar não desmotiva, pelo contrário, é através dele que as pessoas encontram a autorrealização. Segundo o expresso: "As pessoas buscam levar uma vida cheia de sentido para alcançar a autorrealização e a primeira forma de realizar essa busca é por meio do trabalho."
Espero ter ajudado. :)