Respostas
NAS ARTES: A arquitetura - Foi influenciada pelos persas e pelos bizantinos. Construíram, mesquitas, palácios com colunas, abóbadas, mosaicos e arabescos, conjunto de figuras geométricas, inscrições, grinaldas de flores imaginárias.
NA MÚSICA: Usavam instrumentos de corda. Entre estes estava o rebad, ancestral do violino moderno, e o al ud, conhecido como alaúde. Destacou-se, na Música. Avicena.
NA LITERATURA: Rica de colorido variado e imaginação, de influência persa, é representada pelas seguintes obras; Rubayyat, de Omar Khayyam; As mil e uma Noites, coleção de contos; Livros dos reis de Al-Firdausi.
NAS CIÊNCIAS: A astronomia - Traduziam a obra de Ptolomeu, conhecida como Almagesto. Fundaram observatórios astronômicos. Destacaram-se: Al-Batani, Alberuni e Omar Khayyam, que desenvolveu um calendário aperfeiçoado num sistema de álgebra.
NA MATEMÁTICA: Utilizaram os algarismos arábicos tomados dos hindus. Desenvolveram a geometria e a álgebra. Destacaram-se: Omar Khayyam e Al-Karizmi.
NA QUÍMICA: Descobriram o álcool, o fósforo, a benzina, o mercúrio, o ácido sulfúrico.
NA MEDICINA: Obteve progresso. Destacaram-se: Rhazes, Averróis e Avicena. Os dois últimos sobressaíram-se também na Filosofia
NA CULINÁRIA: o quibe, a esfiha, o tabule e a coalhada seca